Cyberpunk 2077 foi o mais hypado RPG de 2020, mas também a decepção após o lançamento foi proporcionalmente enorme. Agora em 2021, o RPG (mais precisamente, um MMORPG) que despertou muita hype tem sido o New World¹. Tirando estas semelhanças, New World foi e fez o contrário de Cyberpunk.
Enquanto Cyberpunk se ambienta no futuro, New World é um bom e velho RPG medieval. Enquanto Cyberpunk decepcionou muitos streamers que o experimentaram, New World chegou até mesmo a viciar alguns streamers que fizeram lives por horas e horas fazendo quests, upando e participando de guerras.
A forma como os studios tocaram o projeto também foi bem diferente. O CD Projekt Red, em 2020, colocou o carro na frente dos bois, apressando o lançamento definitivo do jogo, mesmo sabendo que ainda havia muito a ser polido. Daí a grande decepção, pois foi entregue um produto incompleto e mal acabado.
O Amazon Game Studios, por sua vez, tem se mostrado bastante atencioso para o feedback dos jogadores que têm testado o MMO em suas fase alfa e beta (a beta terminou agora no dia 2 de Agosto). New World tem um fórum ativo onde os jogadores reportam e discutem bugs e features e ao longo das duas fases de teste os servidores eram constantemente reiniciados para a implantação de updates. Inclusive aumentaram consideravelmente a quantidade de servidores para o Brasil, assim que perceberam a enorme fila de jogadores brasileiros a fim de testar o jogo.
O lançamento oficial estava marcado para o dia 31 de Agosto, porém mais uma vez a Amazon demonstra cuidado e atenção ao feedback dos testadores, pois resolveu adiar o lançamento para 28 de Setembro, após constatar que o volume de dados fornecidos nos testes (ou seja, reports de bugs, comentários nos fóruns e até mesmo a opinião dos streamers mais famosos durante suas lives) foi tão massivo que será necessário um trabalho maior para fazer todo o polimento proporcional ao feedback. Estão fazendo o contrário do que foi feito no Cyberpunk. E isto é ótimo.
O Amazon Studios tem entrado timidamente na grande indústria de games e até agora não teve nenhum lançamento de sucesso considerável, mas o New World promete ser seu grande carro-chefe. Sendo um MMO, é claro que o studio deseja que ele tenha longa vida, que crie uma comunidade online ativa e fiel (e é curioso que não use o sistema de mensalidade, como é comum em MMOs, mas a Amazon sabe como fazer dinheiro, então isto na certa não será um problema). Para conseguir isto, será preciso tratar o jogo com carinho, dedicando atenção e constante polimento, além de novidades e expansões.
Para um MMMORPG ainda em fase embrionária, New World já parece ser um jogo enorme, com um mapa gigantesco cheio de locais de caça e coleta, e dizem que o mapa liberado nas fases alfa e beta é só um pedaço de um mapa ainda maior que virá no lançamento oficial.
Acompanhei de vez em quando alguns streamers jogando e vi que tinha caras que passavam 10-20 horas jogando todos os dias e mesmo após um mês ainda estavam no mesmo ritmo e empolgados com tudo. Isto é sinal que o jogo oferece muita jogabilidade, que não enjoa fácil.
Se um streamer hardcore jogou 300, 400, 500 horas em um mês, um player mais casual que jogue uma ou duas horas por dia terá tranquilamente conteúdo para um ano inteiro. Isto sem levar em conta o conteúdo que virá cumulativamente no futuro com os updates.
Sendo assim, acho que New World promete e, ao contrário de Cyberpunk, não vai decepcionar.
Notas:
Palavras-chave:
Nenhum comentário:
Postar um comentário