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Hades é legal, pena que é roguelike

Hades (2020)

Eu não gosto de roguelike. Pra mim isto já é uma certeza. Este é um caso típico de "O problema não é você, sou eu", pois eu sei que é um problema meu. Roguelike é um gênero bem popular, tanto que ultimamente têm surgindo muitos jogos neste formato, como é o caso do aclamado Hades (2020).

Talvez a minha aversão ao roguelike venha de minha longa experiência com MMORPG, o gênero que mais joguei na vida até hoje. No MMORPG, a gente está constantemente desenvolvendo o pergonagem e este é praticamente o objetivo principal do jogo. É um gênero focado em building, ou seja, você evolui seus equipamentos, habilidades, nível, e cria este carinho pelo personagem e tudo o que ele conquistou e se tornou.

No roguelike, você está constantemente "voltando ao zero". A morte significa a perda de habilidades e equipamentos que você conquistou, um downgrade, de modo que você tem de começar de novo o percurso. 

O diferencial do roguelike é que geralmente existe um sistema de geração randômica de dungeons, de modo que você nunca encontra o mesmo mapa quando reinicia a jornada. É uma forma de não tornar entediante o processo repetitivo de voltar ao começo. Além disso, há recompensas que se mantêm depois da morte, mas são recompensas que requerem muito grinding, muitas idas e vindas.

O fato é que roguelike implica em uma grande penalidade na morte e eu não gosto disso. Hades é um jogo Diablo-like (visão isométrica do cenário, enfrentamento de monstros em ondas nas dungeons, cenário de fantasia, medieval ou mitológico), o que eu gosto, mas com uma forte penalidade na morte. 

Os pontos positivos são a beleza do jogo e a temática baseada na mitologia grega, o que aprecio bastante (o título pode confundir à primeira vista, pois parece que o protagonista será Hades, quando na verdade é o filho dele, Zagreus). Além disso, o jogo saiu de graça este mês no Game Pass e assim tive a oportunidade de experimentar. Só fica aquela sensação de que eu teria gostado mais se não fosse roguelike.

Hades (2020)

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