Legends of Tomorrow é a série mais pirada do arrowverso (resumi as primeiras quatro temporadas em outro post¹). Começou como uma sci-fi envolvendo viagem no tempo, uma vez que a equipe tem a missão de visitar diferentes eras para consertar desvios na timeline da história. Então na quarta temporada Constantine entra na equipe e a coisa fica ainda mais surreal, com a inclusão de elementos mágicos e demônios.
A quinta temporada começa com mais um grande crossover anual, a quinta parte da saga Crise nas Infinitas Terras. Finalmente rola a batalha contra o Antimonitor, reunindo Supergirl, Superman, Flash, Batwoman, etc. Também o Black Lightning tem uma breve participação.
No finalzinho deste episódio, vemos um resumo da história do universo. É mostrado como o universo original se dividiu, dando origem ao multiverso, então vemos alguns personagens dos diversos mundos. Na Terra 2 temos a Stargirl¹ e sua equipe (ela acabou ganhando sua própria série alguns meses depois). Na Terra 19 vemos o Monstro do Pântano² (cuja série já havia sido lançada e cancelada em 2019). Na Terra 9 estão os Titãs⁴ (que já têm uma série desde 2018). Na terra 21 está a bizarra equipe Doom Patrol⁵ (que tem uma série desde 2019). Na Terra 96 vemos o Superman de cabelo grisalho, que é uma homenagem ao Superman da fantástica graphic novel Kingdom Come e esteve presente em alguns momentos da saga da Crise.
Esta versão do Superman também é uma homenagem ao ator Brandon Routh, que no arrowverso interpreta o Atom, mas já teve a difícil tarefa de ocupar a vaga do Christopher Reeve no filme Superman o Retorno (2006).
É curioso que, entre todos estes universos, vemos uma Terra 12 em que aparece o vulto do que claramente é um Lanterna Verde. Até o momento não temos nenhuma série do Lanterna e este personagem também não apareceu em nenhum crossover. Será que há planos para uma série a caminho?
Por fim, temos a Terra Prime, que é onde se encontram os principais heróis do arrowverso. Eles terminam formando uma espécie de Liga da Justiça. O episódio acaba com um curioso easter egg, pois ouvimos um som de macaquinho e a música da clássica série animada dos Superamigos, então vemos que o prédio que eles estão usando como sede da Liga é igual ao dos Superamigos.
Após a saga da Crise, a equipe volta às suas aventuras "normais", encontrando Gengis Khan, Shakespeare, enfrentando um apocalipse zumbi, enfim, as loucuras típicas da série. O grande vilão da temporada são as divindades Moiras (Fates) e é no episódio 14 que chegamos a um dos melhores episódios de toda a série.
Em certo momento fazem uma paródia bem zueira de Star Trek. |
Intitulado The One Where We're Trapped on TV, neste episódio a equipe é aprisionada pelas Moiras em uma realidade alternativa que se passa dentro de um programa de TV. É um mundo distópico inspirado no livro 1984, onde as Moiras ocupam o lugar do Grande Irmão. Elas são veneradas e temidas por todos e estão sempre vigiando todos. Qualquer um que ouse questionar aquele sistema do mundo é logo repreendido e até morto pelas Moiras.
O episódio começa mostrando uma espécie de Ministério da Verdade em que a história é reescrita por seus funcionários a fim de eliminar tudo o que instigue nas pessoas o questionamento da ordem mundial. Meras palavras como "rebelião" ou "questionamento" são banidas e a vida das pessoas se resume em trabalhar e assistir TV em casa. O trabalho se encarrega de mantê-las ocupadas e subservientes e a TV faz a lavagem cerebral e ocupa as mentes com séries bobinhas a fim de manter um estado de escapismo mental que previne o despertar do espírito crítico.
Pare de ser tão obediente! |
É fascinante como uma série com uma proposta tão lúdica de repente nos trouxe um episódio assim tão sério e profundo, abordando um dos temas mais relevantes da história humana: o risco constante do surgimento de um totalitarismo que domine os corpos e mentes das pessoas. Em uma cena musical, os protagonistas quebram a quarta parede, olhando para a câmera, e nos aconselham a sermos menos submissos. O último episódio da temporada encerra esta aventura no mundo virtual das Moiras.
Notas:
4: Titans
Nenhum comentário:
Postar um comentário