Tanto os X-Men quanto os Vingadores surgiram no mesmo ano, em 1963, só que os Vingadores já tinham uma reputação bem sólida, pois contavam com os personagens mais populares da Marvel até então, os pioneiros como Capitão América, Hulk e Homem Aranha.
Ou seja, os principais membros dos Vingadores já tinham uma carreira solo e eram individualmente bem conhecidos, enquanto os X-Men surgiram como um grupo em uma revista de equipe. E de fato geralmente só funcionavam em equipe, com exceção do Wolverine que cresceu em sua individualidade bem mais que os outros e ganhou uma duradoura revista própria.
As duas equipes seguiram por trinta anos com uma boa popularidade, mas então nos anos 90 aconteceu um fenômeno editorial com os X-Men. Foi a "Era Jim Lee". Os X-Men viraram o carro-chefe da Marvel, surgiu também uma série animada inesquecível e o número de revistas derivadas do universo mutante aumentou, bem como equipes novas surgiram, como a X-Force.
Então veio a falência da Marvel em 1996. Mas peraí, como assim falência se na década de 90 aconteceu um boom nas vendas de revistas? Pois é, mas as coisas são assim mesmo, principalmente quando os empresários se empolgam com a prosperidade e começam a fazer investimentos arriscados, criando uma bolha de dívidas que um dia estoura.
Atolada em dívidas, uma das saídas da Marvel foi vender seus filhos. Foi assim que os X-Men e o Quarteto Fantástico foram parar na Fox e o Homem Aranha na Sony. Claro que a editora ainda tinha os direitos de publicar revistas, mas na produção audiovisual eram essas companhias que podiam explorar comercialmente os personagens. E exploraram bem. A Fox e a Sony seguiram pela primeira década dos anos 2000 lançando filmes dos X-Men e do Aranha que foram fenômenos de bilheteria e pavimentaram o caminho para o que viria na década seguinte.
Vendo o sucesso que seus filhos faziam nos estúdios de cinema, a Marvel resolveu apostar nesse negócio com o que ainda tinha em suas mãos, e assim surgiram os filmes do Hulk e do Homem de Ferro. Este último foi um grande sucesso e poderia ser o início da restauração da Marvel enquanto empresa, mas no fim das contas a editora acabou encontrando uma maneira mais fácil e rápida de se salvar: foi vendida para a Disney em 2009.
Em vez de ficar entregando seus filhos para outros estúdios, agora a própria Marvel era adotada por uma grande companhia. E o resto da história todos sabem: a Disney investiu nos Vingadores e surgiu o universo cinematográfico de super heróis mais bem sucedido de todos os tempos.
Acontece que agora que a Marvel era parte da Disney, se tornou indiretamente concorrente dos X-Men e do Quarteto Fantástico, pois estes tinham seus filmes produzidos por uma concorrente da Disney, a Fox. E por isso ao longo dos anos a Marvel foi esquecendo os X-Men nos quadrinhos. As revistas continuaram, mas já não recebiam a glória de outrora. Uma pena, pois os X-Men são um universo fantástico muito legal e bem mais rico e diversificado em termos de quantidade de personagens do que os Vingadores.
Bom, agora a Disney está prestes a adquirir os direitos de produzir filmes com os X-Men, o que, se de fato acontecer, significa que os mutantes vão poder até mesmo contracenar com os Vingadores e todos voltarão a ser amiguinhos.
Notas:
Escrevi este texto em 2012 e já rolava o rumor de que a Disney estava negociando os direitos dos X-Men. Só meia década depois, entre 2017 e 2019, a Disney consumou o negócio dando um passo mais largo: comprou a própria Fox, ganhando no pacote toda sua biblioteca de franquias, incluindo os X-Men.
Só que até agora a Disney nada fez com respeito aos X-Men. Nenhuma iniciativa para inserí-los no MCU aconteceu. Os X-Men estão de molho.
Os X-Men foram a primeira equipe de super-heróis a fazer um grande sucesso no cinema com uma série de blockbusters. Eles têm potencial para superar os Vingadores e a Disney sabe disso. Tavez então a mega empresa esteja guardando o ouro para usar depois que esgotarem os Vingadores, afinal os personagens desta franquia continuam rendendo (taí o Loki e a Wanda com suas séries próprias).
Pensando desta forma, é possível que, após a fase 4 ou até a 5 do MCU, a Disney finalmente precise começar algo novo e grandioso e aí viria o MCU focado nos X-Men. É um universo vastíssimo, com muitas equipes derivadas (X-Force, X-Factor, Novos Mutantes, X-Calibur, etc.) e muitas sagas clássicas. Dá pra produzir muitos filmes, séries e animações com isto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário