Clark Kent teve uma boa infância, uma vida tranquila na fazenda, com pais amorosos que lhe deram uma criação sólida. Ele foi o oposto do Bruce Wayne. Enquanto o Batman cresceu assombrado pelo trauma de ver os pais serem assassinados na sua frente, Superman não teve a infância roubada, cresceu feliz e satisfeito.
Clark Kent virou Superman quando seus poderes começaram a se manifestar. Na tosca versão do cinema, em Man of Steel (2013), o pai dele estranhamente insistiu para que Clark não usasse seus poderes e vivesse escondido. Pra piorar, o velho morre em um furacão só pra provar seu ponto e o Clark assiste a esta cena nonsense sem poder agir.
Este bizarro trauma (fruto da estupidez do pai dele, convenhamos) foi o gatilho para que Clark virasse o Superman, ocultando sua identidade atrás de um uniforme com capa e um penteado diferente que, milagrosamente, fez com que as pessoas não percebessem que Clark Kent era o Superman.
Anyway, a meu ver o momento em que Clark virou Superman é outro: quando ele toma conhecimento da história de Krypton.
Até então, na cabeça dele, ele era apenas um garoto do campo e, quando manifestou os poderes, passou a se entender como um super-herói que podia combater criminosos em Metrópolis e tal, mas ele ainda não era O Superman. Isto aconteceu quando ele se deu conta de que era o último sobrevivente de um planeta, de toda uma civilização perdida.
Ao conhecer sua história, Clark Kent passou a se enxergar como alguém que perdeu literalmente um mundo. Qual a sensação de ser o único sobrevivente de um genocídio?
Desta forma, ele desenvolveu a determinação para garantir que algo semelhante não se repetisse. O sentimento heróico de Clark ganhou um nível global, pois agora ele adotava a Terra como seu povo e não queria que algo como o desastre de Krypton se repetisse. Assim passou a focar seus esforços em proteger todo o planeta, toda a humanidade. Aí nascia o Superman.
Superman é, portanto, o humano por excelência, o demasiado humano. A noção da perda de uma civilização que lhe deu origem catalizou o sentimento de humanidade, de empatia pela espécie humana. É um sentimento messiânico, de fato, afinal Superman é um arquétipo de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário