Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

New World, primeiras impressões das primeiras impressões

New World

A Amazon entrou há pouco tempo no grande negócio de desenvolvimento de games e já chegou apostando em um MMORPG, o New World¹. 

MMORPGs estão entre os jogos mais difíceis de se fazer, pois é preciso criar um mundo vasto, com muita coisa para ocupar os jogadores e permitir a interação entre eles de modo a criar um mundo virtual vivo e orgânico, que se expande com updates e incentiva os jogadores com eventos.

O jogo ainda está na fase alfa e o que conheço dele até agora é o que vi assistindo a algumas gameplays, logo, só tenho até o momento as primeiras impressões destas primeiras impressões.

Uma coisa notável em New World, principalmente se comparado aos MMORPGs mais antigos, é que as animações são bem detalhistas. Praticamente toda ação dos personagens tem uma animação: quando come, quando vasculha um baú, quando troca de arma (a arma simplesmente não aparece do nada no braço, há uma animação do personagem equipando) e até quando abre o inventário (o personagem se agacha, põe a mochila no chão e fica vasculhando).

O mapa já parece bastante grande, o cenário e as criaturas são bem detalhistas e com uma inteligência relativamente complexa (monstros e animais triviais do cenário realizam ações de ataque, fuga, avanço, esquiva, etc., tornando a luta mais desafiadora). Visualmente, não há do que reclamar. É um jogo bonito.

À primeira vista, o design do cenário parece ser a melhor coisa do jogo. É tudo bem caprichado e verossímil. As casas, pisos e escadas são de uma madeira envelhecida, torta, a vegetação é bem diversificada, quando você corta uma árvore, acontece toda a animação da árvore despencando no chão (diferente da maioria dos jogos do tipo em que a árvore simplesmente desaparece e surge uma pilha de toras no chão) e, um detalhe curioso, quando você dispara alguma magia de fogo no chão, o gramado em volta desaparece consumido pela chama. Estas pequenas coisas dão realismo ao cenário.

Até aí tudo ok. O que me pareceu um problema é a lentidão com que tudo acontece. Na maioria dos MMORPGs, o combate contra monstros, principalmente os de level mais baixo, é uma tarefa rápida e repetitiva e na verdade os jogadores gostam que seja assim. É o chamado farming. A atividade de farmar não pode ser muito complexa, senão vira um saco fazer. Você sai matando monstro após monstro sem perder muito tempo em cada combate.

No New World parece que o combate é bem lento, tanto que alguns estão dizendo que é estilo Dark Souls. Não acho que isso combine com a jogabilidade de um MMORPG, um tipo de jogo que você vai jogar por meses ou anos, caso goste.

E não só os combates, tudo é demorado. O crafting leva tempo e até o simples ato de abrir um baú de loot não é instantâneo, mas envolve um processo. Isso pode ser legal no começo, mas após algumas horas você vai enjoar toda essa demora pra fazer coisas tão básicas.

Por fim, o que me pareceu mais chato foi a locomoção. O mapa é grande e o sistema de montarias não é suficiente. Todo MMO que se preze tem um sistema de teleporte, ou pelo menos de viagem rápida, como no velho Tibia que tem os navios. 

No Runescape, por exemplo, o sistema de teleporte é maravilhoso. Você pode saltar para diversos locais do mapa usando magias que consomem runas. Algumas roupas e itens especiais também fornecem transporte para outras áreas além daquelas abrangidas pelo livro de magias. Desta forma, quanto mais você joga e realiza missões, vai conquistando a capacidade de se teleportar para mais locais, de modo que você não perde muito tempo correndo pra lá e pra cá.

No New World existem alguns teleportes, mas a animação do teleporte é demorada, não é um ato instantâneo, e pra piorar ainda existe um longo cooldown de vários minutos até que você possa usar de novo. É um verdadeiro desestímulo para a atividade de exploração. A tendência é que jogadores fiquem limitados às redondezas de uma cidadezinha apenas.

Bom, provavelmente muitas destas features vão melhorar com o tempo, mas se a lentidão for mesmo parte do estilo do jogo e nunca abrirem mão disso, vai ser algo que rapidamente os jogadores vão enjoar.

New World

Notas:


Palavras-chave:

Nenhum comentário:

Postar um comentário