Existem jogos que jogamos até zerar, quando gostamos muito, há o caso da rejogabilidade e jogamos de novo e de novo, mas uma hora a gente enjoa e para de vez.
Jogos competitivos não são do tipo que dá pra "zerar" e é por isso mesmo que acabam se tornando ainda mais fidelizantes (pra não dizer viciantes), mas também chega uma hora que abusa, ou você substitui por outro competitivo. Foi assim comigo com Team Fortress 2, que joguei por um ano ou dois, aí troquei por Paladins, que também enjoei após um ano...
E tem os MMORPGs. Até hoje, não existe uma categoria melhor projetada para fidelizar o jogador. Se você gosta mesmo de um MMO, você vai seguir com ele por anos, vai ser o jogo da sua vida. Há pessoas que jogam Tibia ou WoW há 10, 15, talvez até 20 anos. É uma espécie de casamento.
No meu caso, o jogo que fez isto foi Runescape, que conheci em 2010. Nos primeiros anos, fiquei realmente viciado e se tornou a única coisa que eu jogava por meses, mas também comecei a enjoar e então parava de jogar... pra voltar de novo após alguns meses.
E assim fiquei nesse ciclo de hiatos e retornos por anos. O fato é que nunca parei de vez, nunca cheguei a um ponto em que disse: "Ok, não tem mais nada pra fazer aqui, nunca mais eu jogo isso".
Runescape, como todo bom MMO que se preze, é feito para você voltar, mesmo que volte depois de muitos anos de esquecimento. Nos últimos cinco ou seis anos, eu só volto bem raramente, uma ou duas vezes por ano e fico só por uma semana ou duas, como que apenas pra matar a saudade.
E agora tenho esse incentivo do Amagon Prime, que uma vez por semestre tem dado um perk de Premium de uma semana. Já que é brinde né, aproveito, ativo o brinde e jogo por uma semanazinha. É uma sensação interessante retornar àquele mundo, encontrar meu boneco lá, continuar de onde parei mesmo após meses ou anos. Aquele mundo se tornou uma espécie de lar virtual.
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