Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

A epidemia de podcasts

Podcast

Sigo algumas centenas de canais no Youtube. A maioria são canais de trailers de filmes, de astronomia, tecnologia, animes e outras nerdices. E também tem uma meia dúzia de canais de podcast. Acontece que, pro algoritmo do Youtube, esta meia dúzia importa mais do que as dezenas de canais de outros assuntos, porque ultimamente essa desgraça enche o meu feed com entrevistas e cortes de entrevistas.

E olha que nem assisto muito podcast e, quando assisto, sequer vejo a entrevista toda, pois convenhamos que estas entrevistas duram horas. Realmente prefiro os cortes, quando o assunto me interessa, mas é algo que vejo esporadicamente, e não todo dia. Mesmo assim, o Youtube insiste em me recomendar mais e mais, como se fosse a coisa mais interessante em meio a todo o conteúdo dos canais que sigo.

Isso mostra como o algoritmo não funciona de forma tão personalizada como é prometido. Sim, o site vai aprendendo seus gostos pessoais, mas em meio a isso ele força conteúdos que nem são tão relevantes pra você, mas são estatísticamente relevantes para um grupo. Ou seja, já que podcast agora é a grande moda do Youtube e toda semana tem gente criando podcast e as lives que mais dão audiência são de podcast, podcast, podcast... Então o Youtube acha que todo mundo vai gostar que ele recomende mais podcast, mais ainda se você for um inscrito.

É por isso que estou pensando em me desisncrever de tudo quando é podcast e torcer pro algoritmo se tocar que eu quero recomendações de outros assuntos. Até os trailers de filmes novos, que é algo que sempre gostei de ficar em dia, mal aparecem no meu feed. Os podcasts zuaram a personalização toda do meu perfil. 

O primeiro podcast que conheci foi o Nerdcast há quase dez anos e por anos a fio venho acompanhando. Já houve época em que eu ouvia religiosamente toda sexta-feira, mas agora só ouço mesmo quando o tema me interessa muito. Também ocasionalmente ouço o MRG. Reconheço que podcast é um formato muito agradável que mistura informação e entretenimento. Mas tudo estraga quando satura.

Na verdade eu espero que todos os novos podcasts que estão surgindo consigam seu espaço. Pensando do ponto de vista de oferta de conteúdo, quanto mais melhor, ainda mais se forem se especializando em nichos. Mas porra, Youtube, eu só quero poder curtir outras coisas. Me recomende raridades, vídeos antigos, pérolas perdidas... 

Eu gostaria que houvesse uma maneira de configurar as escolhas do algoritmo de modo que, em vez dele me mostrar o que está em alta, na moda, o que todo mundo está vendo, me mostrasse algo desconhecido, algo novo, pois é assim que funciona minha mente: quando algo vira moda, perco o interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário