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Torvald, um dos personagens mais subestimados de Paladins

Torvald; Paladins

O velho Torvald é um dos personagens menos pickados em Paladins. Primeiro porque a arma principal dele dá pouco dano em relação a outros tanks. Neste quesito só se compara à Inara que também bate pouco com aquelas pedrinhas dela. Logo, é um tank que, à primeira vista, não parece capaz de matar ninguém, diferente, por exemplo, de um Khan com sua chuva de balas. Tanks que batem pouco acabam reduzindo o DPS total da equipe, então ninguém quer usar um tank assim e o time também não gosta quando alguém escolhe ele.

Depois, apesar de Torvald já começar a partida envolto em um escudo e poder recarregar este escudo com frequência, a verdade é que ele não é tão bom quanto os escudos do Barik, Khan, Ash, Makoa e Atlas (no caso do Atlas, ainda tem uma vantagem que seu escudo não pode ser destruído com dano, ele simplesmente tem um tempo de duração e só vai acabar quando passar esse tempo). 

O muro da Inara, além de escudo, tem funções estratégicas de manipular a movimentação do inimigo pelo mapa. O escudo do Fernando, quando numa build full defesa, torna ele bem difícil de matar. O sifão do Terminus também tem uma build que deixa ele praticamente infinito e ele se torna um tank bem irritante para os inimigos, uma esponja de balas. 

A defesa da Yagorath é bem egoísta e protege apenas ela (como o Terminus), mas protege muito bem. Logo, o escudo do Torvald é o pior, comparável apenas ao do Ruckus, mas o Ruckus ainda tem vantagens, pois ele possui cartas de auto-cura bem eficientes.

O Torvald parece mais um tank-suporte, ou melhor, um off-tank. Ele pode dar escudo para outros players, inclusive com alguns bônus como cura, dano ou velocidade. Além disto ajudar o time no quesito proteção, também garante um bom farm de pontos para o Torvald, que pode então comprar itens mais rápido.

A grande prova de que o lugar do Torvald é como off-tank é a sua habilidade de nulificador. É justamente ela que me faz gostar do personagem. O nulificador impede os inimigos de usarem habilidades, além de dar algum dano. Ora, os personagens que mais dependem de habilidades são os flancos e danos. Uma vez que estas habilidades são canceladas, eles perdem bastante seu poder de fogo e sua capacidade estratégica.

Por exemplo, o Torvald pode anular o voo de um Drogoz, o teleporte de um Vatu, os saltos de um Androxus... Inclusive já derrubei alguns destes personagens nos abismos do mapa porque eles estavam lá planando, seguros que iriam atravessar o abismo de boa com as habilidades de locomoção, aí usei o nulificador e foi como cortar as asas deles. Caíram no abismo.

A Evie é provavelmente a personagem que mais depende das habilidades. Ela é um terror quando fica se teleportando e voando. Eis que o Torvald anula isto, cortando a maior vantagem estratégica da Evie que é sua movimentação. A Skie, quando é anulada, não pode ficar invisível, se tornando bastante vulnerável. A Lian não pode ficar spamando todo o kit de danos dela. O Zhin não pode ficar spamando o kit de defesa e furtividade, se tornando vulnerável. Torvald no flanco é um terror para os flancos inimigos.

E é assim que gosto de jogar com o Torvald. Indo com ele junto com os flancos, ele oferece um grande suporte para inutilizar os flancos inimigos e facilitar o trabalho dos flancos aliados (dando escudo para os aliados e nulificando os adversários). 

A função de flanco é talvez a mais estratégica do jogo. É um efeito dominó. Os flancos dão a volta no mapa e matam os suportes que ficam geralmente nos fundos. Uma vez que os suportes estão mortos, todo o time fica sem cura e se torna mais fácil de ser derrubado. É essa a ordem tática recomendável de uma partida: morrem primeiro os suportes, depois os danos e enfim o tank, liberando o ponto para captura.

Há, porém, algo que acontece antes de tudo, numa partida com formação convencional. Se os dois times têm flancos, logo no começo acontece um clash de flancos, um embate entre eles, pois se encontram no meio do caminho enquanto tentam passar em direção aos suportes. O flanco que atravessa esse embate inicial e chega ao suporte é que garante o sucesso da partida. 

É aí que entra o Torvald. Sendo um tank, mas com uma habilidade bastante útil contra flancos, ele tende a vencer esse clash de flancos ou pelo menos atrapalhar bastante o trabalho dos flancos, mantendo o suporte do time em segurança.

Mas a vantagem estratégica do Torvald não se resume ao início da partida. No late game, ele tem uma ult que pode ser bem troll e decisiva. Em momentos de desespero, quando o time inimigo está quase capturando o ponto, esta ult pode ser usada pra limpar o local, mas não é o uso ideal dela. 

O ideal é quando o time inimigo inadvertidamente está de costas para um abismo. Há alguns mapas em que o abismo fica ao lado ou atrás do ponto final de captura, como é o caso da Frog Isle, Jaguar Falls e Serpent Beach. Aí é perfeito para ele utar no finalzinho da partida. É uma questão de sorte, movimentação e o ângulo certo. Se estas condições dão certo, o Torvald estará no spot ideal pra utar e então empurra literalmente para fora do mapa todos que estiverem naquele raio de visão. É uma maneira instantânea de decidir uma partida. 

Só o Terminus tem uma ult de decisão de ponto comparável, mas é bem tosca, pois ele tem que morrer pra usar e como a ult leva um tempo de carregamento, dá tempo para que os inimigos fujam (o que acontece na maioria das vezes). A ult do Torvald, por outro lado, se bem aplicada pega um time inteiro de surpresa.

Além de tudo isso, eu gosto de personagens subestimados, pois são estes que surpreendem. Como a maioria dos players não leva o Torvald a sério, costumam não se equipar contra ele. Ou seja, já observei várias vezes que a equipe adversária nunca comprava resiliência, mesmo tendo um bom Torvald no time oposto. As pessoas acham que não será necessário, subestimam o nulificador. 

É comum comprarem resiliência contra os empurrões da Ash e do Atlas, porque empurrão é algo bem conspícuo, que você sente visivelmente a consequência. Já o nulificador muitos players não entendem direito como ele age ou como ele os prejudica, então acham que não vale a pena gastar pontos se protegendo de um nulificador. Logo, o Torvald geralmente tem o caminho livre pra usar o nulificador sem qualquer resistência.

Esta é a lógica dos personagens subestimados. Você não levanta a guarda contra eles, porque acha que eles não representam uma ameaça, então toma um soco na cara.

Por fim, eu gosto do lore do Torvald. Ele é um intelectual, um cientista e místico daquele mundo, o que o torna bem peculiar em meio a tantos personagens que são guerreiros, assassinos, monstros e demônios. Torvald é só um velho elfo vestido em uma túnica. É o oposto do Khan que está coberto de armadura e tem uma ruidosa arma de fogo. 

Este pacato e culto velhinho está ali no meio da batalha só porque a necessidade o levou até ali e seu interesse continua sendo sempre o conhecimento. Ele é talvez o personagem que tem as falas mais pacatas. Não fica falando "vou te destruir" ou coisas do tipo. Algumas de suas falas que gosto:

No início da partida

"Let's experiment." 
"So much knowledge hidden here, waiting to be discovered!"

Quando ajuda outro player a matar um inimigo (kill assist)

"Two minds are greater than one."
"See what happens when we put our heads together?"

Quando morre ou é derrotado na partida

"I have so much left to learn..."
"I lost, but I learned something!"

Quando vence a partida

"Another victory for science!"

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