A história se passa na Inglaterra do século XIV. O país sofre com a peste negra e os cristãos acreditam que seja uma punição de Deus. Em um mosteiro, também tomado pela doença, vive o jovem monge Osmund (Eddie Redmayne).
Chega ao mosteiro o cavaleiro Ulric (Sean Bean) que foi comissionado pela Igreja para aprisionar um necromante em determinada aldeia. Osmund une-se a Ulric para guiá-lo na jornada. No percurso encontrarão saqueadores e finalmente uma vila isolada em que todos são saudáveis e a peste está ausente.
A vila é liderada por uma mulher, Langiva (Carice van Houten) e logo Ulric e seus mercenários percebem que as pessoas dali não são cristãs e Langiva é uma bruxa. O resultado será um conflito entre os dois grupos.
O filme, portanto, explora o tema da peste negra e da caça às bruxas, mas é interessante que não elege heróis ou vilões bem distintos. Não defende a causa cristã ou pagã. Na verdade, todos parecem tomados pela maldade, missionários ou bruxas. E mesmo o jovem Osmund também se corrompe. Não há final feliz.
Carice van Houten coincidentemente (ou não) também seria uma bruxa na série Game of Thrones, que igualmente conta com a presença de Sean Bean (que, como de costume, acaba morrendo, o que nem pode ser considerado um spoiler quando se trata de Sean Bean).
Nenhum comentário:
Postar um comentário