Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Limitless, a série

Limitless (2015-2016)

Baseado no livro The Dark Fields, de Alan Glynn, em 2011 foi lançado o filme Limitless, estrelado por Bradley Cooper (post aqui). O protagonista, sob efeito de uma pílula da inteligência, se torna uma espécie de super herói cerebral.  

É como um Capitão América. Enquanto o Capitão era fisicamente franzino e por meio de drogas especiais se tornou musculoso, forte e ágil, a pílula de Limitless, chamada NZT, transforma o cérebro, despertando ao máximo seu potencial.

Falando em comparações, em 2014 o filme Lucy também aborda uma ideia semelhante. A protagonista é exposta a certas drogas que potencializam o cérebro, mas no caso dela os efeitos são sobre-humanos, até divinos, a ponto dela transcender o tempo e o espaço.

O efeito do NZT é mais plausível. A pessoa que utiliza a droga fica sob efeito apenas pela metade de um dia, alcançando o nível de um gênio, ou a combinação de vários tipos de gênios, com uma super memória, os sentidos aguçados, a percepção detalhista e a capacidade de coletar e analisar grandes e minuciosos volumes de informação. 

Diferente do Capitão América ou da Lucy, o efeito do NZT não é pra vida toda, então o desafio do personagem é conseguir um suprimento constante. No filme, Eddie Morra usa a inteligência conferida pela droga para enriquecer, montar seu próprio laboratório e assim finalmente fabricá-la para sempre.

Limitless (2015-2016)

A série continua a partir daí. Agora o protagonista é Brian Finch, que tem uma história parecida com a de Morra: um artista falido que tem a oportunidade de provar o NZT e descobrir esse admirável mundo do cérebro aprimorado. 

Morra também aparece ocasionalmente na série. Ele se torna senador e depois candidato a presidente. Brian é mais modesto e mocinho. Prefere continuar trabalhando como consultor do FBI.

Finch se torna consultor do FBI e assim passa a receber um suprimento diário de NZT e em troca ele aplica a inteligência ampliada para resolver casos. 

Limitless (2015-2016)

Enfim, a série segue o gênero de história de detetive, com cada episódio tendo um crime ou mistério para o gênio resolver, o que lembra outro programa, Elementary (2012-2019), sendo que neste caso o gênio, Sherlock, é assim por natureza. Diferente do filme, a série Limitless adota um tom mais cômico.

Existem vários momentos de comédia bem criativos, por exemplo, numa ocasião em que o Brian vai descrever uma cena de sexo, vemos ele e outras pessoas performando uma daquelas danças de filmes indianos. No episódio 1x07, ele faz uma referência ao filme Ferris Bueller's Day Off (1986), com direito àquela cena do ônibus e ele no final quebrando a quarta parede e conversando com o público. Um ano depois o Deadpool faria a mesma brincadeira.

Limitless (2015-2016)

Ferris Bueller's Day Off (1986)

Deadpool (2016)


Nenhum comentário:

Postar um comentário