Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Runaways volumes 1-3 (2003-2009)

Runaways by Marcos Martin

A revista em quadrinhos foi criada em 2003, com roteiro de Brian K. Vaughan e desenho de Adrian Alphona, ambos novatos na carreira dos quadrinhos. Adotam o estilo de um conteúdo mais adolescente de modo que além do enredo envolver conflitos entre vilões e a equipe que acaba de descobrir seus poderes, também há conflitos típicos da juventude. Na edição 11 acontece o primeiro crossover com personagens de fora da série, no caso Manto e Adaga.

Cloak and Dagger by Adrian Alphona

Em 2006 teve um brevíssimo crossover de 12 páginas com os X-Men, com roteiro de Brian Vaughan e desenho de Skottie Young, um desenho bem diferente, mais cartunesco e infantilizado. É uma historinha galhofa que brinca com a ideia de que nos primeiros encontros os heróis sempre trocam porrada sem sentido. É o que acontece, eles começam a brigar numa situação em que uma conversa bastaria, mas claro que é mais legal ter uma briga.

Runaways by Skottie Young

X-Men by Skottie Young

Também em 2006 teve outro crossover em 3 edições que faziam parte da mega saga da Guerra Civil. No caso, os Runaways se encontraram com os Jovens Vingadores. O roteiro é de Zeb Wells e a arte de Stefano Caselli (cores de Daniele Rudoni).

Young Avengers by Stefano Caselli

No segundo volume, em 2007, fazem um negócio interessante que é uma reunião de super heróis "aposentados", aqueles que acabaram no esquecimento ou desistiram da carreira, como a Turbo dos Novos Guerreiros, Falcão de Aço, Faísca do Quarteto Futuro. Tem até o Câmara, que de fato era um personagem maneiro dos X-Men. O grupo se chama Excelsior, obviamente uma homenagem a Stan Lee.

Excelsior by Adrian Alphona

Uma das propostas dessa série é justamente fazer pequenos crossovers. Começou com Manto e Adaga, depois vieram Vingadores como o Capitão América, Homem de Ferro, Luke Cage, Wolverine, Homem Aranha e Mulher Aranha e eles se metem em treta até com o Doutor Destino, Ultron, Rei do Crime e o Justiceiro.

Spider Woman by Adrian Alphona

Luke Cage by Adrian Alphona

Spider-Man by Adrian Alphona

Avengers by Adrian Alphona

Kingpin by Michael Ryan

Punisher by Michael Ryan

Doctor Doom by Adrian Alphona

Ultron by Adrian Alphona

Não que as aparições de tantos personagens clássicos e de peso do universo Marvel ajudem muito a melhorar essa série que no geral é pouco interessante. A fase original da revista, tocada por Vaughan e Alphona, termina ainda em 2007, quando então entram Joss Whedon no roteiro e Michael Ryan no desenho.

A qualidade do roteiro de Whedon é realmente melhor. Ok que ele teve uma ideia meio clichê estilo Back to the Future, fazendo os personagens voltarem para um passado meio western, mas ele desenvolveu bem essa história e criou uma trama fechadinha. Também teve a ousadia de aumentar o nível de violência, sangue, mortes, coisa que não tinha nessa série até então. A bruxinha do grupo, Nico, parece ganhar uma atenção especial porque ela tem um upgrade de poder e parece se tornar mais madura após encontrar outra bruxa mais experiente.

Em 2008 novamente se encontraram com os Novos Vingadores em 3 edições, dessa vez como parte da saga Invasão Secreta, envolvendo os skrulls. O roteiro ficou com Chris Yost e o desenho com Takeshi Miyazawa e cores de Christina Strain.

Runaways by Takeshi Miyazawa

O terceiro e último volume dos Runaways originais durou de 2008 a 2009. Começou com roteiro de Terry Moore e desenho de Humberto Ramos, que tem um traço bem "anime", com personagens de bocas e olhos enormes. Diferente da tradição dessa série, não houve crossover com outros personagens da Marvel.

Runaways by Humberto Ramos

Enfim o último arco da revista teve roteiro de Chris Yost (depois Kathryn Immonen) e desenhos de Sara Pichelli. Já começou com os Runaways visitando o quartel general dos X-Men e é legal ver como interagem com figuras como Wolverine, Fera, Tempestade, Emma Frost, etc.

Wolverine and Molly by Sara Pichelli

Em 2017, os Runaways ganharam uma adaptação para a TV em uma série produzida pela ABC.

Runaways

Em 2015 uma minissérie chamada Runaways foi lançada em 4 edições, mas que nada tem a ver com esta série original (a não ser pelo fato de contar com a presença de Molly). Comentei sobre este volume 4 em outro post (aqui) e sobre a série live action (aqui).

Posts relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário