Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Darkest Dungeon, um RPG 2D lovecraftiano

Darkest Dungeon (2016)

Darkest Dungeon é um RPG 2D com combate em turnos e só nestas primeiras características já me conquistou. Por ser em turnos, significa que você pode planejar bem seus ataques, estudar o adversário, observar habilidades e defeitos dos personagens. É extremamente tático.

Claro que você pode também rushar e ir batalhando na intuição ou usando os ataques que parecem mais eficientes, como o bleeding (que deixa o inimigo sangrando por alguns turnos) ou o stun (que impede que ataquem por um turno). Mas a graça mesmo está em conhecer seus personagens e aprimorá-los.

Você explora as masmorras com uma equipe de quatro pessoas e o recomendável é usar a fórmula básica do RPG: um tank na frente, um healer no fim da fila e shooters e magos no meio. Mas a formação da equipe é totalmente livre e depende de seu gosto.

Você pode ir recrutando mais pessoas, o que é importante, pois após uma missão a equipe costuma voltar com um nível alto de stress e estes personagens vão ter que passar um tempo se tratando, então você pode partir em outra missão com outra equipe.

Sim, eles ficam estressados e há muito mais variantes. Uma característica marcante deste jogo é isso: existe muita coisa que afeta os stats dos personagens. Muuuita coisa. Cada personagem tem sua combinação peculiar de stats, que pode ser melhorada ou piorada com itens vestíveis e durante as batalhas o nível de stress vai prejudicando seu desempenho. 

Maldições e doenças acrescentam mais defeitos aos personagens, que podem ficar paranoicos, adquirir fobias e vícios, etc. Tudo isso pode ser tratado e removido, mas requer tempo e dinheiro. Ou seja, para buildar bem sua equipe você tem que dedicar bastante atenção a eles.

Apesar da oferta ininterrupta de novos recrutas e de haver um cemitério onde você acumula seus personagens mortos, o legal é você montar um ou dois grupos fixos e se dedicar a aperfeiçoá-los e tratar suas doenças e vícios, upando e pegando gosto por eles. Você pode mudar as skins e até dar nomes, de modo que é comum jogadores nomearem seus personagens com os nomes de amigos, o que aumenta o apego por eles.

A ambientação é bem sombria e com clara inspiração lovecraftiana. A jogabilidade é rica, cheia de detalhes e a evolução é um tanto lenta, de modo que é preciso muito grinding pra evoluir seus personagens e se tornar capaz de enfrentar os bosses, mas se você ficar viciado no jogo, o grinding será uma diversão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário