Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Breve história da ficção na cultura pop

O primeiro gênero de ação que se tornou a grande moda, a grande nerdice do cinema e da literatura pulp foi o "capa e espada", uma herança das influências do século XIX, como Os Três Mosqueteiros, que, por sua vez, era uma modernização dos contos medievais do Rei Arthur e afins. O Zorro pode ser considerado o grande herói dessa categoria.

Então veio o western, que representava o auge da influência cultural americana. Western era a própria mitologia das origens dos Estados Unidos, e o gênero bombou no cinema, exercendo uma influência atemporal. Nos quadrinhos um de seus grandes representantes foi o Tex que, curiosamente, era uma publicação italiana, o que emblematicamente mostra o casamento cultural do velho mundo, a Europa, com o novo mundo, a América.

Eis então que, após a Primeira Guerra e às vésperas da Segunda, nasceu o gênero de super-heróis propriamente dito, com o Superman e o Batman. O Batman era uma espécie de herdeiro dos gêneros antigos. Ele era uma versão moderna do Zorro misturado com o detetive Sherlock Holmes. Já o Superman era algo realmente novo, um alienígena, um super ser, anunciando a vinda da ficção científica que reinaria no século XX.

Pensando mais a fundo, o Superman na verdade tem sua influência bem mais antiga que tudo o que existiu até então. Ele vai beber de uma fonte anterior ao medieval Rei Arthur. Ele volta milênios no tempo para os deuses gregos. Logo, Superman é o mais clássico dos heróis, pois baseia-se na fantasia do mundo antigo pré-romano, antes mesmo de existir a Europa como a conhecemos, antes até do cristianismo.

Eis que, no decorrer do século XX, vários gêneros tiveram seu momento de alta e baixa: as histórias baseadas na Segunda Guerra, tendo, por exemplo, o Capitão América como produto; as histórias de espião, influenciadas pelo zeitgeist da Guerra Fria, que deram origem ao fenômeno James Bond; e, por fim, a ficção científica e espacial propriamente dita, que reinou no cinema e TV a partir de Star Trek e Star Wars.

Todos estes gêneros tiveram seu momento de glória. O gênero de super-heróis já viveu sua era de ouro na mídia dos quadrinhos e eis que agora, um século após seu surgimento, se tornou o maior fenômeno de bilheteria nos cinemas. Estamos vivendo o momento dos filmes e séries de super-heróis. É o novo westerm.

Isto levanta uma dúvida: o que virá depois? Qual será o trending das próximas décadas? Após a saturação e esfriamento dos filmes baseados em personagens de quadrinhos, o que virá? Suspeito que provavelmente será a vez da influência dos video games, e personagens surgidos nos games se tornarão ídolos da massa, como hoje são os Vingadores. 

Já temos exemplos de como a indústria de games está se tornando a próxima Hollywood (de fato, essa indústria já é mais lucrativa que o cinema) e a produção de games não é mais apenas um trabalho de designers e programadores, mas também de artistas da narrativa, de diretores e criadores de história, como é o caso do Hideo Kojima. Figuras como Kojima se tornarão cada vez mais comuns, assim como aconteceu com os diretores de cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário