O futuro da indústria de games é o streaming e os serviços de assinatura, como já comentei em outro post (aqui). Comprar jogos, ainda mais em mídia física, vai se tornar cada vez mais um hábito apenas de colecionadores, aficionados. O gamer comum vai preferir algo com um melhor custo-benefício que é a assinatura.
Hoje, quem se mostra mais promissor nesse tipo de serviço é o Game Pass, da Microsoft. O Stadia, da Google, ainda está num estágio bastante experimental, mas enxerga bem à frente, prometendo rodar jogos direto na nuvem (ver post aqui), o que poupa o usuário de ter uma máquina super potente. Até a Nvidia entrou no jogo com a GeForce Now.
Eis que agora a Amazon também está entrando nesse mercado e anunciou o lançamento do seu serviço Luna. De cara, uma das vantagens de seu streaming é o fato de que os jogos estarão hospedados nos robustos servidores da própria Amazon, o que é garantia de qualidade na latência.
Diferente do Game Pass, em que é preciso baixar e instalar os jogos, no Luna eles rodam diretamente do servidor, como se fosse um filme; e, diferente do Stadia, você não precisa comprar os jogos. A assinatura já garante acesso a qualquer jogo da biblioteca sem custo adicional.
Além disso, assim como no Stadia, você não precisa baixar a instalar os jogos, nem mesmo precisa comprar um console ou computador potente. Vai ser streaming completo, como se o jogo fosse um filme, tanto que será possível jogar até em uma smart TV.
Obviamente, para isso será necessário uma internet potente e eficiente e a estimativa é de um consumo de cerca de 10 Gb de dados por hora, caso queira rodar os jogos na melhor qualidade, que vai até 4k. Se cair a internet, o jogo é interrompido.
Isso é uma desvantagem, mas na verdade não é uma novidade. Há décadas existem os MMORPGs, além dos jogos multiplayer, que só funcionam enquanto houver conexão. Já estamos habituados a esse formato de jogo e também à necessidade de internet para rodar serviços. A diferença é que jogos vão exigir muito mais da banda larga do que filmes.
O fato é que esta era chegou, a era da netflixzação dos games, e a Amazon já está ocupando seu espaço neste admirável novo mundo.
O controle lembra o do Xbox. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário