A moda dos anos 80 foi a mais lúdica do século. Era uma moda brega, que misturava de tudo sem medo do ridículo. Tinha bandanas, coletes, polainas, jaquetas, pochetes e vários berimbelos pendurados no corpo.
E as cores. Foi a época mais colorida e nas décadas seguintes a tendência foi a gradativa redução da diversidade de cores não só nas roupas como na pintura das casas e até nos carros (hoje basicamente você só vê carros pretos ou brancos nas ruas). As pessoas usavam calças de diversas cores, enquanto hoje na rua você só vê jeans azul ou preto.
O cabelo mullet também era um reflexo dessa tendência eclética, dessa mistureba dos anos 80. O corte misturava cabelo longo e curto. O cara queria ter cabelo longo, deixando crescer atrás, mas ao mesmo tempo queria ter cabelo curto, rebaixando na frente.
Acho que uma boa palavra para definir o zeitgeist dos anos 80 é "misto". Naquela época as pessoas queriam um pouco de tudo. Os ídolos pop eram andróginos, representando essa mistura indefinível de elementos masculinos e femininos. Nem se importavam em dar um nome pra isso. Era uma identidade desapegada de rótulos.
E também tem algo que ficou nos anos 80 e nunca mais se repetiu: as ombreiras. Acredite, na época isso era considerado super cool. Ombreiras davam um aspecto sobre-humano às pessoas. Pareciam aliens (ou bonecos de Olinda) com seus ombros extra largos. Era um negócio meio cosplay. As roupas não eram simplesmente roupas. Eram fantasias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário