Hoje em dia não se vê muito cyberpunk no cinema e na TV e acho que é porque já estamos tão acostumados com o mundo virtual que a internet e a inteligência artificial se tornaram para as pessoas algo sem encantamento, uma tecnologia trivial como uma geladeira ou um ventilador.
Mas nos anos 80 e 90 tudo isso era uma novidade e os caras que imaginaram histórias futuristas sobre as possibilidades do mundo virtual foram uns gênios. É uma pena que Serial Experiments Lain não seja muito conhecido. É um anime de 1998, lançado uma década depois de Ghost in the Shell (1989), nas vésperas da virada do milênio, um ano antes de Matrix.
Hoje a ideia de uma mistura entre realidade virtual e o mundo físico não é mais novidade (o Pokemon Go faz isso, não é?), mas os caras pensaram isso na década de 90 e o resultado é essa história bem pirada e eu diria profética. Tem coisas aí que ainda vão acontecer, como esses seres que vivem como entidades dentro da internet, os knights. Bom, não acho que a gente vá viver sem um corpo físico (pelo menos não nesse século), mas estamos perto de ter uma forma sensorial mais rica de existência na internet, por meio de avatares complexos, praticamente nossos hologramas. Aguardemos.
Uma coisa legal do anime são os trechinhos em que contam alguma teoria interessante, coisa que hoje é divulgada em sites de conspiração e tal. Por exemplo, essa ideia de uma rede neural global, como se o próprio planeta fosse um cérebro gigante e os humanos seus neurônios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário