Um dos momentos mais criticados de Batman v Superman (2016) é a famigerada cena da "Martha", mas sinceramente eu acho que a cena faz bastante sentido, pois, mesmo sendo mera coincidência que a mãe do Superman tinha o mesmo nome da mãe do Batman, a súbita menção de seu nome foi um forte trigger nas emoções perturbadas do Bruce, de modo que este choque, somado à intervenção da Lois e o conhecimento do fato de que Martha foi feita de refém, despertou de novo o lado heroico do Batman e arrefeceu sua fúria irracional.
Ai estes dias revi o filme, agora na versão estendida de 3 horas. Não é tãão diferente da primeira versão. Basicamente a narrativa ficou menos corrida, desenvolvendo cada evento de forma mais detalhista. Então percebi o que de fato parece ser o maior furo de roteiro: a lança de kryptonita.
A lança de kryptonita é a arma mais legal do Batman em todo o snyderverso. O problema é como tentaram transformá-la numa Chekhov's gun, ou seja, um item que tem uma importância chave na trama. Seu papel faz sentido, o problema foi apenas a forma apressada como isto ficou estabelecido.
O Superman viu o nascimento do Doomsday e com seu poder de percepção é compreensível que ele de cara tenha entendido que Doomsday era algum tipo de criatura kryptoniana e que, portanto, seria vulnerável a kryptonita. Até aí, só o Superman poderia saber disso.
Então começa o quebra pau, o Batman entra na briga e do nada ele já sabe que o bicho é kryptoniano e, por isso, viaja até Gotham, com o Doomsday atrás dele, a fim de pegar a lança. Ao mesmo tempo a Lois, que caiu de paraquedas nessa treta, também já começa a procurar a lança, sendo que ela mal viu o Doomsday e não podia saber que ele era kryptoniano ou vulnerável à kryptonita.
A ideia de que a lança poderia matar o Doomsday era totalmente especulativa. Ninguém sabia de fato que tipo de criatura ele era e quais suas fraquezas, mas assim do nada todos chegaram a essa mesma conclusão de que a lança era a solução.
O outro problema foi o fato do Superman ter se sacrificado ao empunhar a lança que o enfraquecia, mesmo vendo que ele tinha a Wonder Woman à sua disposição. Ele podia muito bem ter jogado a lança para ela usar, enquanto ele agarrava o Doomsday. Faria bastante sentido, já que Diana é a personagem mais habituada a empunhar lanças e espadas.
Imagina que foda seria a cena do Superman dando um mata-leão no Doomsday e a Wonder Woman saltando com a lança no coração do bicho. Ou podia ser o Batman também, enquanto a Diana continuava segurando o bicho com o laço. O personagem menos adequado a usar a lança era o Superman.
Mas ok, esta parte dá pra relevar devido à urgência do momento e ao fato do Superman do snyderverso ser mesmo um cara sem muita habilidade estratégica, como ficou provado na luta desastrosa contra o Zod.
Quanto à questão da utilidade da lança, só tem um personagem que realmente poderia saber que o Doomsday era vulnerável à kryptonita: o Lex Luthor. Esse furo de roteiro seria resolvido se, por algum motivo, o Luthor conseguisse passar a informação para os outros.
Tipo, vendo que o bicho saiu do controle e que ele próprio está em risco, num momento de desespero o Luthor poderia soltar esta dica sobre a vulnerabilidade à kryptonita. Ao encontrar o Batman, o Superman poderia falar da lança e talvez até o Alfred, sabendo lá pelos seus computadores que a Lois estava perto do local onda ficou a lança, ele poderia ligar pra ela avisando, mandar um zap, sei lá. Enfim, a trama ficaria melhor amarrada se esse lance da lança tivesse uns poucos minutos de explicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário