O anonimato na internet é relativamente uma ilusão. Mesmo que você use um avatar de figurinha e um apelido e mesmo que use VPN para esconder seu IP, em tese é possível rastrear uma pessoa a ponto de encontrar o dispositivo em que ela está navegando na internet e até sua geolocalização.
Todavia, mesmo os recursos atuais de identificação de usuário podem ser burlados facilmente. Por exemplo, se uma pessoa acessa a internet em uma lan house (sim, lan houses ainda existem) ou usando um wifi público, não tem como saber com certeza quem é esta pessoa. Pode-se identificar seu aparelho, mas não quem está usando ele.
Uma pessoa mal intencionada pode até mesmo usar a impressão digital de outra para ter acesso a autenticação em contas. Uma digital, que é considerada uma das formas mais únicas de se identificar alguém, pode ser clonada.
A biometria é sim um recurso de segurança mais avançado que a mera senha. Para se autenticar por leitura biométrica você precisa de seu corpo, seja a sua digital ou a íris ou o rosto diante de uma câmera. Só que esta tecnologia também tem suas falhas e em alguns casos é possível copiar a digital, o rosto ou a íris de alguém e enganar o leitor biométrico, bem ao estilo Missão Impossível.
Já no metaverso, a identificação do usuário provavelmente vai chegar a um nível de detalhes digno de um bom sci-fi futurista. Um dos motivos pelo qual as grandes empresas de internet sonham com o metaverso é porque a mineração de dados experimentará um boom gigantesco.
Ao navegar no metaverso, tudo o que você faz é coletado pela data mining, a saber, os movimentos dos seus olhos, do seu corpo, sua maneira de andar, de mexer as mãos e até mesmo seus batimentos cardíacos e reações emocionais, expressões faciais, etc.
No modelo atual, as empresas sabem o que você gosta por meio de cookies, de seu histórico de navegação no site da loja, das coisas que você pesquisa. Isto é bom, pois é assim que as lojas vão entendendo seu gosto e se tornam capazes de sugerir coisas que você realmente tem interesse.
Hoje em dia muita gente já sabe que é assim que funciona e tem até esta noção de "ensinar o algoritmo", fazendo buscas e vendo vídeos no Youtube, por exemplo, que mostram pra máquina o que você gosta, esperando que ela entenda e sugira conteúdos relacionados.
Basicamente, este é o motivo pelo qual a data mining é tão importante para o mercado, é o ouro moderno, pois o mercado se torna muito mais eficiente em vender algo quando descobre o público-alvo.
Pra que veicular a propaganda de mamadeiras e fraldas para um solteirão convicto se pode focar em alcançar casais e especialmente mulheres grávidas? É papel do algoritmo encontrar estas mulheres grávidas e ficar sugerindo as fraldas e mamadeiras para elas. A data mining faz a roda do capitalismo girar mais rápido.
Imagine então como será a precisão da data mining no metaverso, uma vez que é capaz de captar minúcias do seu comportamento corporal. Quando você assistir a um filme, o leitor corporal vai observar se seu corpo dá sinais de tédio ou de interesse, se você ri e chora ou se fica apático, assim obtendo uma avaliação inconsciente do filme, melhor do que o sistema de estrelinhas. O algoritmo vai entender o que você gosta ou não gosta melhor do que ninguém.
Pois é, isto é tão fascinante quanto sinistro. O fato é que este futuro está chegando e com ele o fim definitivo do anonimato, pois o algoritmo vai identificar você baseado em uma coleção gigantesca de informações sobre seu comportamento, então não adianta VPN ou usar um CPF alheio, uma lan house ou digital de outra pessoa. O algoritmo vai saber que você é você porque vai identificar seu jeito peculiar de se comportar.
É por isto que não importa para o metaverso se você navega usando um avatar de alienígena ou personagem de anime. O algoritmo vai te reconhecer melhor que seus parentes ou amigos. Isto também abre espaço para outra bizarra possibilidade, a de humanos desenvolverem relações afetivas com a IA em forma de pessoas ou bichos digitais. Tipo o filme Her¹. Em algum momento isto vai acontecer, se é que já não está acontecendo, mas já estou divagando.
Notas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário