Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Sobre vilões "bem intencionados"

Thanos

O inferno está cheio de boas intenções. Alguns vilões são motivados por "boas ideias" que no fim das contas se mostram bem estúpidas. Foi o caso do Thanos que tinha uma utópica e idiótica meta de resolver os problemas do mundo eliminando metade dos seres vivos (como se isso não criasse uma série de danos colaterais que só escalariam os problemas pré-existentes).

Assim são as utopias, ideias simplistas que ignoram a complexidade da realidade. Pensa-se que tudo pode se resolver num estalar de dedos. Pois bem, este é o caso do vilão (vilã) de Mr Robot, Whiterose. Indignada com os males do mundo, particularmente o preconceito que fez com que ela sempre sofresse por um amor homoafetivo proibido, Whiterose empreende um colossal projeto, uma conspiração global para criar uma máquina quântica capaz de resetar o mundo, criar um mundo paralelo. É o Great Reset do espaço-tempo.

Este tipo de plano também se vê no filme Tenet¹. Nos três casos, do Thanos, de Whiterose e de Tenet, o plano falha no fato de ser incapaz de prever o verdadeiro resultado. Whiterose queria criar um mundo paralelo porque considerava seu mundo caótico e errado, mas o que garante que o novo mundo criado será melhor? E se for pior? E se ele criar um inferno na Terra? Seu plano foi um grande e ingênuo tiro no escuro das infinitas possibilidades.

Este é o problema destes planos mirabolantes e utópicos: eles apostam todas as fichas numa jogada, de modo que há uma chance mínima de se ganhar um grande prêmio e uma chance imensa de falhar miseravelmente. 

O outro problema é que estes "déspotas esclarecidos" não consultaram as outras pessoas se era isso que elas queriam. Isto por si só já deixa claro que o vilão é mesmo um vilão, pois ele não respeita o consentimento dos outros indivíduos. 

Então, nerds, quando forem discutir se Thanos estava certo, lembrem disso: ele elaborou um "plano de salvação" e executou contra a vontade de todos os seres vivos. Violar a vontade das pessoas é e sempre deverá ser um ato de vilania.

Notas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário