Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Metaverso e a normalização do char loving

Tibia char

O metaverso vai ampliar a impregnação da internet na vida das pessoas e no funcionamento da sociedade. Além disso, esta nova fase da internet vai criar uma gamificação da vida, misturando realidade e mundo digital. Como parte desta gamificação haverá o avatar, que será o bonequinho 3D com o qual você irá interagir com outras pessoas.

É por isto que a transição para o metaverso será mais orgânica para quem já está bastante acostumado com video games, enquanto os "noobs" e "normies" vão aderir com uma sensação maior de fascinação pela novidade. 

O char loving é um fenômeno que acontece há anos nos games, especialmente em MMOs e outros multiplayers. Consiste no apego que o jogador desenvolve pelo seu personagem, seu bonequinho, de modo a dedicar tempo em aprimorá-lo. Há jogos em que você pode construir uma casa pro seu personagem e ir decorando, etc. 

Há um prazer nesta brincadeira, mas tem gente que leva a coisa a sério e se apega tanto ao personagem que sofre uma grande crise de ansiedade e até ataque histérico quando seu personagem é banido ou hackeado.

Este fenômeno se tornará cada vez mais comum com o metaverso, ainda mais porque o avatar não é um personagem de jogo, mas a sua própria identidade no mundo virtual. O avatar é você, ou melhor, um espectro seu. As pessoas vão se habituar a comprar roupinhas, cuidar da reputação, do "crédito social" de seu avatar e vão sofrer um baque imenso quando por algum motivo este avatar for prejudicado.

Pois é, é algo bizarro de se pensar, bem Black Mirror, mas parece ser um caminho sem volta. Convenhamos que a cada geração o cérebro dos humanos tem se remoldado para se adaptar às novas tecnologias e no metaverso haverá esta reconfiguração mental meio esquizofrênica, de modo que teremos uma noção fragmentada do eu, nos vendo não apenas como uma mente em um corpo de carne e osso, mas também existindo nesta forma etérea e remota de um avatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário