Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Uma historinha sobre mapas

No início dos anos 2000 eu comprei um mapa da cidade. Comprei pela pura curiosidade de um nerd e aquele rolo de um metro quadrado não teve muita utilidade, até certo dia.

Eu voltava da faculdade de ônibus à noite e uma garota que por acaso sentou do meu lado desceu comigo na mesma parada. Ela acabou falando que tinha esquecido o caminho para casa, pois tinha se mudado recentemente. 

Andamos por alguns quarteirões pra ver se ela identificava o caminho e nada. Ela sabia o nome da rua, mas era uma rua que eu desconhecia. No caminho uns conhecidos passaram de carro e nos deram carona, demos umas voltas pelas ruas e nada de encontrar o lugar. Então eu sugeri irmos até minha casa pegar um mapa.

Foi curiosa a reação das pessoas. Pareciam incrédulas que um mapa pudesse ajudar. Falaram pra continuar dando voltas pelo bairro até achar a rua, mas insisti e assim paramos na porta de casa. Entrei, peguei o enorme mapa, saí e o estendi sobre o capô do carro. Em segundos encontrei a rua que a garota tinha mencionado e fomos direto para lá.

Este é um exemplo de como era o mundo antes das facilidades da internet. Uma pessoa perdida tinha que ficar andando a esmo pelas ruas ou ficar parando nas esquinas e perguntando aos transeuntes se por acaso sabiam onde fica a rua tal. E ter um mapa não era algo comum, tanto que causou estranheza quando dei a minha sugestão nerd de consultarmos um mapa.

Hoje em dia basta pegar o celular e fazer uma busca no Google Maps. Ele vai mostrar não só a rua em um plano cartográfico, quanto a fotografia 3D da rua. Mesmo assim, já me deparei com ocasiões recentes em que eu andava na rua e era abordado por algum mototáxi ou entregador me perguntando onde fica a rua tal. Isto é algo que não entendo. Como é possível que ainda existam pessoas que não saibam consultar o Google Maps?

Nenhum comentário:

Postar um comentário