Na infância eu tinha um programa de fim de semana que era sagrado. Todo sábado eu pegava minhas moedinhas e ia em uma locadora de games. Às vezes chegava antes de abrir e ficava sentado na calçada. Quando chegava o momento, eu ia no atendente, deixava minhas moedas e falava: "Quatro horas".
Com o tempo os outros meninos que frequentavam o lugar, quando me viam chegar, já diziam: "E aí, Quatro horas". Parecia algo impressionante que um garoto estivesse disposto a ficar este tempo jogando. Eu ficava até um pouco envergonhado. Me perguntava se eu estava viciado. Mas era só uma vez por semana, o momento mágico de usufruir do mundo virtual. Na época não tinha isso de internet em casa e tampouco eu tinha um video game. Aquelas quatro horas eram a única oportunidade.
Ficar assim jogando por horas era coisa de nerd. Nerd no sentido antigo da palavra mesmo, no sentido de esquisito e introvertido. Hoje em dia os games se tornaram coisa de nerd, mas nerd no novo sentido, algo pop. Nerd é o novo pop.
Tanto que temos aí plataformas de streaming como a Twitch que estão tornando gamers milionários e tem alguns destes que fazem maratonas de 24 horas. Isto mesmo, vinte e quatro fucking horas! Já soube de casos em que o streamer ficou 37 horas jogando direto para sua audiência. E eu achava muito as minhas quatro horas.
Hoje em dia uma pessoa não muito dada a jogos pode tranquilamente passar uma hora por dia jogando alguma coisa no celular. Para os que têm o jogo como forma de lazer cotidiana, jogar de duas a quatro horas por dia se tornou normal. Os mais hardcore chegam a jogar oito horas e os insanos fazem estas maratonas de um dia inteiro.
Costumo jogar alguma coisa todos os dias, mas de forma casual. Não lembro a última vez que fiquei jogando mais de duas horas direto, o que só acontece quando realmente me empolgo com algum jogo. Na verdade sinto até falta de descobrir alguma coisa nova, algum jogo que me conquistasse a ponto de eu querer ficar umas quatro horas imerso naquele mundo.
Só sei que, nem por um milhão eu faria uma maratona de 24 horas. Adoro jogos, mas gosto mais ainda de dormir. Dormir pra mim não tem preço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário