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Forager, um joguinho simples e satisfatório de sobrevivência

Forager (2019)

Já tenho um post sobre joguinhos de coleta e sobrevivência (aqui) e poderia ter incluído uma nota sobre Forager lá, mas gostei tanto do jogo que ele merece um post próprio.

Forager (2019) é um joguinho simples criado por um studio indie argentino (ou melhor, basicamente por um cara, Mariano Cavallero, que usa a alcunha de HopFrog, o nome do pequeno studio) usando a engine GameMaker. Com um visual fofo e parecendo apenas mais um jogo de fazendinha para celular, ele acaba se revelando muito divertido e viciante para quem curte o gênero de exploração, coleta de recursos e crafting.

Segue a linha de Don't Starve, Stardew Valley, Terraria, etc, porém sem complicações. A curva de dificuldade é bem balanceada e você não corre o risco de passar raiva com mortes injustas. Tudo o que acontece no jogo dá pontos de experiência ao personagem, inclusive as tarefas automatizadas ou o simples fato de comer, o que faz com que o grinding, as atividades repetitivas, seja satisfatório.

Estabelecer atividades automáticas é o segredo desse jogo. Já no começo você pode plantar umas redes de pesca que ficam coletando por conta própria e com um upgrade elas enviam tudo direto pro inventário. Elas são fáceis de construir, então se você espalha várias redes na água já começa resolvendo de vez o problema de produzir comida.

Forager (2019)

Mais adiante, você pode construir até máquinas que literalmente limpam o mapa, coletando todo recurso que dá respawn, e também poderá construir droides. Há diversos equipamentos que também realizam tarefas automáticas, uma vez que você os alimente com os materiais: fornalhas, forjas, estações de alvenaria, costura, panela para fazer alimentos e até um caldeirão mágico.

Enquanto as máquinas estão trabalhando, você sai com seu personagem pelo mapa. O mapa consiste em biomas em pequenos espaços e com moedas você vai comprando novos pedaços, expandindo o mapa e a variedade de biomas, encontrando puzzles e quests que dão recompensas em itens, mas especialmente dão perks de efeito permanente que facilitam cada vez mais a sua vida.

Quando você já estiver rico e cheio de máquinas trabalhando, a exploração se torna ainda mais fácil e prazerosa, pois você pode fabricar bombas ou itens mágicos que limpam grandes áreas em volta do seu personagem, não precisando mais ficar batendo nas árvores e minérios um a um. 

Nesse ponto, quando já estiver cheio de materiais, você pode se ocupar menos em exploração e mais em construir e decorar sua casinha. É o rumo da civilização: você começa catando paus e pedras e termina com indústrias e robôs fazendo tudo, enquanto desfruta sua vida moderna decorando a casa e vestindo o personagem com as fofas skins desbloqueadas.

Forager (2019)

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