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Considerações sobre controles de jogos

Sou admirador dos controles de jogos, inclusive já postei sobre a beleza deles (aqui). Na verdade o último contato que tive com um controle foi no final da adolescência, jogando nas locadoras. Então passei a jogar apenas em PC, habituando-me profundamente à dupla teclado e mouse, até que recentemente tenho experimentado o Xbox.

Atari

Foi interessante, após esse salto de anos, eu ter voltado a jogar com um controle e pude perceber o quanto esse trocinho evoluiu. Nos tempos do Atari, o controle consistia simplesmente em um bastão e um botão em uma superfície quadrada. O controle convencional era só um pau mesmo, mas tinha uma versão em forma de manche que era bem cool.

SNES, PS1

Depois veio o padrão retangular que se tornou insubstituível, tendo setinhas de direção no lugar do bastão do lado esquerdo e os botões (que foram aumentando de 2 a 6) no lado direito. O primeiro controle do Playstation tinha um formato relativamente parecido com o belo e fofo controle do SNES, só que agora ele recebia um par de braços laterais que serviam para você apoiar melhor as mãos, além disso essas estruturas ganharam vibradores, tornando o aparelho mais pesado, porém mais imersivo e interativo na experiência de jogo.

Nintendo 64
O fálico Nintendo 64.

How to hold a Nintendo 64 controller
O jeito ideal de segurar esse controle.

As setinhas reinaram por um bom tempo, até que o bastão retornou. A primeira aparição do bastão (stick), também chamado de controle analógico, foi no Nintendo 64, numa localização bem estranha. ele ficava no meio do controle, como um bizarro objeto fálico. Você tinha de escolher onde colocar as mãos, se no centro ou nas extremidades. A melhor solução era usar três mãos.

Foi o Playstation 2 que encontrou um lugarzinho melhor, dividindo o bastão em dois, um com a mesma função das setas de direção, outro geralmente usado para mover a câmera ou como uma espécie de mouse.

Xbox vs Playstation

No Playstation, as setas direcionais ainda parecem ter importância, pois localizam-se no canto superior esquerdo, onde sempre esteve. Foi o Xbox que ousou, invertendo as posições e colocando um analógico em cima à esquerda e as setas abaixo e mais perto do centro.

Esta mudança tem na verdade um grande significado: o botão analógico aos poucos foi se tornando mais usado do que as setas na função de movimentação no jogo. Assim como os bastões de um fliperama, o analógico oferece mais praticidade para se fazer movimentos em todos os 360 graus, além de ser mais confortável. Quem jogava na época que os controles só tinham setas direcionais lembra dos calos que eles causavam nos dedos.

Quando o Xbox colocou o analógico no local que antes era das setas, estava reconhecendo essa prioridade que o bastão possuía na jogabilidade. Hoje em dia, em muitos jogos, as setas são mais usadas para acionar menus, usar itens de inventário, não mais para locomoção. Elas têm se tornado um novo set de 4 botões que eventualmente podem ser usados como direcionais.

Wii U Pro

O Wii U, por sua vez, inverteu horizontalmente as posições dos bastões, colocando-os em cima, mas a moda não pegou.

Quanto ao bastão direito, ele surgiu basicamente para atender a uma nova necessidade gerada pelos gráficos 3D. Enquanto nos jogos 2D bastava um controle baseado em 4 direções (direita, esquerda, acima e abaixo, com suas respectivas diagonais), em jogos 3D você precisa de mais controles para lidar com os ângulos da câmera, pois seu personagem pode andar em uma direção, mas olhar em outra. O RS (right stick, bastão direito), portanto, virou uma espécie de mouse para controlar a visão de jogo e a mira do personagem.

Xbox One

Os botões da parte de trás existem desde o SNES, mas passaram por uma evolução de design e ergonomia, principalmente no Playstation e Xbox. Agora eles têm um formato mais encurvado que dá a sensação de se estar apertando um gatilho, além disso, a curva serve para que você tenha uma distinção táctil dos botões de baixo e de cima, já que agora existem 4 botões atrás.

Atari VCS

Aliás, estes de baixo nem são mais chamado de botões, mas de gatilhos, daí os nomes: LB (left button, botão esquerdo), RB (right button, botão direito), LT (left trigger, gatilho esquerdo) e RT (right trigger, gatilho direito). Até o Atari adotou este formato em seu console VCS.

E agora, qual o caminho em que os controles vão evoluir? Parece que estão todos satisfeitos com o máximo de 8 botões (quatro em cima e quatro atrás, incluindo os gatilhos), 2 bastões e as 4 setas direcionais. Além destes, cada controle tem seu set de botões minúsculos que servem para acessar menus e outras funcionalidades. O Xbox tem 3 destes. O Stadia tem 5.

O Playstation pode estar lançando a nova tendência: evoluir o vibrador. Com o novo controle chamado Dualsense, as vibrações são ainda mais sensíveis e inteligentes, oferecendo uma experiência táctil complementar ao jogo. Provavelmente o Xbox seguirá essa tendência em seu próximo controle.

Oculus Rift

Todavia, ao longo da próxima década, é provável que estes controles todos se tornem obsoletos com a normalização do VR. Os controles de VR têm em geral uma forma de bastão, mas são bem diferentes entre si. Alguns parecem um controle remoto, outros um chaveiro ou uma argola alienígena. Não há ainda um formato padrão. Ainda estão em uma fase experimental, testando design e ergonomia.

Samsung Gear

Diferente de todos controles convencionais, os de VR têm sensores de movimentos que fazem com que sua movimentação no jogo dependa dos movimentos que você faz com as mãos, braços, corpo. Isto ainda vai evoluir e se modificar muito. Além disso, a ideia de controles em forma de luvas é tão antiga quanto o VR e ainda não chegou o momento de se tornar mainstream, mas vai chegar. 

Google VR
O consolo, ops, controle da Google.

Então é possível que num futuro próximo usemos até roupas inteiras que funcionam como controle, ou talvez os dispositivos físicos sejam suplantados por sensores de movimentos, criando controles virtuais. E nem falamos da possibilidade de controlarmos tudo diretamente com comandos do cérebro, por meio de chips, implantes como o prometido pela Neuralink. Mas já estou devaneando.

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