Já não é nenhuma novidade a ideia de que num futuro próximo teremos uma vida virtual tão imersiva que será considerada praticamente parte da "vida normal". Esse conceito foi profundamente explorado há vinte anos nos filmes Matrix e desde então tem se tornado algo cada vez mais possível.
Já em 2003 foi lançado um multiplayer de mundo aberto com essa proposta de criar uma segunda vida, o Second Life. Parecia promissor, mas não virou mainstream e até hoje é um jogo nichado. Se tem um jogo que oferece uma experiência satisfatória de vida virtual, eu diria que é o Euro Truck Simulator 2 (2012).
No Euro Truck você se sente um caminhoneiro. A forma como o jogo funciona cria uma imersão que convence. Você pode "sentir" o peso do caminhão por causa da mecânica e da interação do motor com o tipo de pista, e a exploração do cenário, simulando cidades europeias, com seus edifícios, armazéns, pontos turísticos, tudo contribui para passar a sensação de "nossa, estou mesmo viajando". Você pode fazer entregas, assumindo o personagem do caminhoneiro, ou simplesmente percorrer as estradas interestaduais e vagar pelas cidades.
Um detalhe que torna a experiência prazerosa é a sonoplastia. O som do motor e das rodas na pista é um tipo de ASMR relaxante (o barulhinho das rodas em pista de cascalho é muito bom). Também a passagem do tempo, a variação do clima, da iluminação, fazem você se sentir um pouco dentro de um mundo real. Você ainda pode ligar um rádio, tocar músicas, e a experiência de caminhoneiro na estrada está completa.
Agora com as tecnologias de VR então, este tipo de jogo vai evoluir mais ainda, criando o protótipo do mundo que futuramente será nossa segunda vida.
"Eu seeei, tô correndo ao encontro dela" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário