Osmos (2009) tem uma música relaxante e uma jogabilidade simples. Você é uma célula que deve absorver outras células, o jogo da vida microscópica.
Super Meat Boy (2010) é o simulador de raiva por excelência. Tem cenários dificílimos cheios de obstáculos mortais que vão te matar mil vezes, deixando poças de sangue por todo lado. O que faz o jogo ser irritante é ao mesmo tempo, paradoxalmente, o que o torna divertido.
Rochard (2011) possui puzzles baseados em gravidade e peso dos objetos. Você tem uma arma que agarra e arremessa caixas e outras coisas do cenário e ao avançar nas primeiras fases desbloqueia o modo de tiro que permite matar os inimigos. Parece ser um jogo bem curto, mas nem cheguei a finalizar porque achei entediante após a primeira hora.
Badlands (2013) foi lançado originalmente para iPad em 2013 e relançado na Steam em 2015, ganhando o prêmio de jogo do ano. A mecânica pode ser classificada como "evolucionista", pois você atravessa cenários cheios de obstáculos e puzzles usando umas criaturinhas que se transformam, podem ficar bem pequenas ou muito grandes ou se multiplicar, e é por meio destas transformações que você consegue superar os obstáculos. Evolution, bitch! Como os jogadores podem criar cenários, o jogo já tem mais de 40000 cenários para quem quiser ir além dos 100 níveis padrão.
Fez (2013) possui uma jogabilidade bem interessante. A princípio, o cenário parece 2D, mas você pode girá-lo, revelando um aspecto 3D que será importantíssimo para o avanço do personagem. O nome do jogo é simplesmente porque o personagem usa um fez, um típico chapéu vermelho muçulmano.
Teslagrad (2013) é um plataforma 2D que mistura puzzles e metroidvania. Você é o jovem Tesla e deve descobrir tecnologias que vão te permitir resolver os obstáculos do cenário. O elemento metroidvania está no fato de que será preciso revisitar os mesmos cenários várias vezes à medida em que adquire os meios para destravar certas áreas.
Type: Ryder (2013) tem um diferencial que interessa principalmente quem gosta de tipografia, pois à medida em que você avança no cenário, vai destravando informações sobre a história da arte tipográfica. Além disso, os próprios cenários são belamente ilustrados com as fontes mais famosas da tipografia.
Eets Munchies (2014), criado pela Klei Entertainment, a mesma desenvolvedora de Don't Starve, Mark of the Ninja e Crypt of the Necrodancer, é um típico joguinho de celular em que você deve interagir com umas guloseimas a fim de resolver os puzzles.
A Story about my Uncle (2014), criado pelos desenvolvedores do zoado Goat Simulator, é um puzzle atmosférico em cenário 3D, com elementos de parkour, ou seja, você vai basicamente usar saltos e ganchos para avançar entre as ilhas flutuantes deste cenário alienígena.
Airscape (2015) é inspirado em clássicos como Ecco the Dolphin, Mario Galaxy e Yoshi's Island. A mecânica se baseia em efeitos gravitacionais e há vários obstáculos no cenário. No começo parece um jogo fofo com animaizinhos, mas o nível de dificuldade é pra você passar raiva.
Cubicolor (2016) tem um belo visual minimalista e limpo e o jogo é curtinho, levando cerca de uma ou duas horas para zerar. É um puzzle clássico em que você deve movimentar uma pilha de cubos num tabuleiro obedecendo aos padrões de cores. Apesar de ser um jogo breve, é bem satisfatório. Outro bem parecido com o Cubicolor é o Cubic (2017), só que mais feinho.
Evo Explores (2016) parece inspirado no famoso jogo para Android, Monument Valley (2014). Você tem um cenário labiríntico que lembra a arte 3D de M. C. Escher os puzzles são resolvidos movimentando certas partes do cenário.
Hitman GO (2016) e Lara Croft GO (2016) são bem parecidos. Esta homenagem a duas grandes franquias da Square Enix recria a experiência de aventura e furtividade de Hitman e Tomb Raider, agora num cenário que simula um tabuleiro com jogadas em turnos. Os puzzles têm uma boa curva de aprendizado e são bastante satisfatórios.
Save Jesus (2016) é um puzzle inusitado e bem humorado em que você é ele, Jesus, e deve destruir o cenário e matar soldados romanos a fim de avançar nas fases.
Zup! (2016-2019) é uma série de puzzles minimalistas que basicamente consistem em arremessar bolinhas contra blocos. De bônus você farma um mooonte de conquistas, pois ele é um daqueles jogos que te dão achievements a cada respirada. Por acaso experimentei o Zup 4, porque estava baratíssimo numa promoção, mas até o momento já lançaram umas 15 versões do jogo.
OVIVO (2017) tem uma trilha sonora relaxante e um visual psicodélico em preto e branco. A mecânica é baseada na gravidade e na interação entre os ambientes preto e branco do cenário. É um jogo bem diferente.
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