Bird Box (2018) é um filme de terror e suspense baseado em um livro homônimo (2014), escrito por Josh Malerman. Teve um baixo orçamento de apenas 20 milhões de dólares (pouco em se tratando de cinema), boa parte do qual deve ter servido apenas para pagar o salário da Sandra Bullock, a única grande estrela do filme.
O gênero do terror nunca precisou de muito dinheiro pra funcionar. Na verdade é até melhor que não se gastem fortunas com efeitos especiais para encher a tela de monstros, uma vez que um bom roteiro faz um trabalho muito melhor que a mera apresentação gráfica.
Bird Box faz isso. Aposta exclusivamente no suspense e um pouco na atuação da atriz principal (os demais atores apenas fazem seus trabalhos, mas nada que chame atenção) e a ausência de efeitos visuais é de fato importante na trama, já que se trata de uma história sobre monstros que não podem ser vistos pelos personagens, então que também não sejam vistos por quem assiste o filme.
Essa invisibilidade dos tais monstros funciona. Tá certo que ficamos curiosos e com vontade que ao menos no final revelem alguma coisa da aparência deles, mas é melhor mesmo que permaneçam desconhecidos, pois existe em Bird Box uma inspiração no terror lovecraftiano.
Estes seres sinistros, quando encarados ou mesmo quando vistos de longe pela lente de uma câmera, provocam um estado instantâneo de loucura nas pessoas, com dois possíveis efeitos: ou você sente um pavor tão absurdo que logo se mata, ou vira um fanático admirador dessas criaturas e passa a tentar forçar outras pessoas a verem os monstros.
Ou seja, é exatamente como o culto a Cthulhu. Existem os adeptos da seita que querem trazer esse mal grotesco ao mundo e existem as demais pessoas que serão tomadas pelo pavor infernal diante da simples visão dessas criaturas cuja mera aparência vai além da compreensão humana.
Ao longo do filme, vemos a protagonista tentando sobreviver e encontrar refúgio com os filhos neste mundo tomado por assombrações e a regra é simples: jamais abrir os olhos. Quando muito abrem os olhos dentro de casa, com portas e janelas trancadas, mas, ao sair em ambiente aberto, têm se andar como cegos.
Isso logo nos leva a pensar em um detalhe: ora, se estes monstros só podem prejudicar mediante o olhar, então bem aventurados os cegos. Onde estão os cegos neste filme? (Spoiler) No final a moça chega em uma comunidade organizada por cegos, um pequeno paraíso isolado do mundo externo. Em terra de Bird Box, quem é cego reina.
É como o Ensaio sobre a Cegueira, do Saramago, só que ao contrário. Enquanto na obra de Saramago a cegueira vem como uma epidemia apocalíptica, em Bird Box quem consegue ver é quem mais corre perigo e os cegos são os verdadeiros imunes à doença.
Enfim, o desenrolar da história consegue manter o suspense e prender atenção, mas o final é um tanto bobinho com esse negócio de abrigo de cegos. Além disso, a natureza e potencial dos monstros é tão pouco explicada que deixa algumas questões básicas: aparentemente, eles não praticam ataques físicos; em momento algum os bichos atacam alguém ou invadem casas arrombando portas, logo são fisicamente frágeis?
Logo no começo, um destes monstros está preso dentro de uma câmara no mercado. Ali estava uma oportunidade dos sobreviventes fazerem experimentos básicos com a criatura. Podiam derramar combustível por um orifício na porta e ver se o bicho era capaz de sobreviver a um incêndio, por exemplo.
O mais próximo que temos da aparência dos monstros foram esses desenhos. Pelo visto cada bicho tem uma cara diferente. |
E os governos, os militares e toda a sua tecnologia de ponta? Não foram capazes de fazer umas pequisas básicas a respeito? Não podiam enviar drones controlados por inteligência artificial para caçar os monstros? Poderíamos supor que eles sejam seres fantasmagóricos, mas o fato de um deles ficar preso em uma câmara, limitado por uma simples porta, mostra que a criatura não é tão poderosa assim e não desafia as leis da física.
Bom, talvez se fosse uma série, haveria tempo e oportunidade de haver essa evolução na compreensão que os sobreviventes têm da ameaça e de como enfrentá-la, como ocorre em séries de zumbis, mas ok, a ideia não é desenvolver informações sobre os monstros e sim o contrário, manter o mistério.
Além disso, há quem considere Bird Box algum tipo de metáfora. Seria uma referência ao mundo moderno em que somos enfeitiçados através dos olhos, vendo publicidade, notícias, filmes que fazem a nossa cabeça? Ou talvez não haja nada tão profundo assim e o filme apenas queira brincar com o mistério e o suspense.
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