Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Guardiões da Galáxia 1 e 2

Guardians of the Galaxy (2014)

O filme dos Guardiões da Galáxia foi a primeira grande surpresa do MCU. Até então, os filmes adotaram a fórmula da familiaridade: tinham personagens razoavelmente conhecidos pelo público em geral (Homem de Ferro, Hulk, Thor, Capitão América) e apostaram em algumas celebridades no elenco (Robert Downey Jr., Samuel L. Jackson, Natalie Portman, Edward Norton, Anthony Hopkins, etc.). 

Guardiões veio com uma equipe de personagens que as pessoas nunca ouviram falar e um elenco não tão conhecido. Os mais famosos, como Vin Diesel e Bradley Cooper, eram apenas dubladores. O que parecia ser um filme de padrão indie acabou se mostrando um blockbuster.

Guardians of the Galaxy (2014)

Também foi o primeiro filme do MCU com personagens totalmente feitos de animação computadorizada, no caso o Rocket e Groot. Esta dupla contribuiu para aumentar a disneyzação da Marvel, acrescentando esse elemento de fábula, com um animal e uma planta falantes. 

Mas a fórmula que fez os Guardiões serem tão queridos vai além do uso de pets. O humor foi muito bem administrado, com situações cômicas e punchlines em abundância, mas sem parecer forçado (como aconteceu com vários outros filmes do MCU). O diretor e roteirista, James Gunn, soube administrar o humor.

Guardians of the Galaxy (2014)

Outra surpresa agradável foi a ambientação. Pela primeira vez o MCU tinha um filme cósmico, uma saga espacial e muito bem desenhada. Os cenários são belos, cheios de cores e fantasia, uma homenagem aos clássicos dos quadrinhos da Marvel desenhados por Jack Kirby.

Por fim, a cereja do bolo nessa "fórmula James Gunn" foi a trilha sonora. Com animadas e saudosas músicas do tempo da fita K-7, a peça ganhou um clima nostálgico e agradável. O resultado de toda essa alquimia foi uma bilheteria de 700 milhões de dólares, quase 1 bilhão por um filme de uma equipe que até então ninguém conhecia e que depois disso entrou instantaneamente na galeria de personagens da cultura pop. 

Guardians of the Galaxy (2014)

Todavia, Guardiões da Galáxia não foi apenas divertido e engraçado. Ele deu uma grande contribuição para ampliar toda a mitologia do universo da Marvel no cinema, explorando seus aspectos cósmicos, mostrando mundos além da Terra, civilizações como os kree, a Corporação Nova e desenvolvendo a história das jóias do infinito, preparando caminho para a saga de Thanos.

O final forçou demais a barra, além de ser meio piegas aquele negócio do grupo dar as mãos pra suportar a joia do infinito. Por outro lado, essa cena serviu pra estabelecer o fato de que a joia é muito poderosa para ser usada por qualquer mortal e só alguém muuuito forte seria capaz disso, no caso, Thanos. Depois veríamos que até o Hulk teve dificuldade em manipular as joias.

Guardians of the Galaxy 2 (2017)

A sequência em 2017 pôde se dar ao luxo de incluir grandes figuras no elenco, como Stallone e Kurt Russell, manteve toda a fórmula da música + humor e ampliou a psicodelia das cores e dos belos cenários cósmicos, além de incluir um personagem literalmente grandioso, Ego, o planeta que é um ser vivo e consciente. Também deu um vislumbre de uma das mais importantes criaturas das histórias cósmicas da Marvel: o Vigia.

Guardians of the Galaxy 2 (2017)

Guardians of the Galaxy 2 (2017)

Também foi apresentado o Enclave, uma civilização cientificamente avançada feita de umas pessoas douradas, e ali vimos de relance a presença de Adam Warlock, o que criou falsas expectativas quanto ao futuro do MCU, já que nos quadrinhos Warlock é o grande adversário de Thanos, mas ele não apareceu nem no Guerra Infinita nem no Ultimato.

Guardians of the Galaxy 2 (2017)

Guardians of the Galaxy 2 (2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário