Na apresentação (um tanto brega) de seu projeto de metaverso, o dono do Facebook e talentosíssimo ator Mark Zuckerberg parecia deslumbrado com este novo mundo, enquanto explorava os seus recursos. Oh, veja só, no metaverso você vai poder conversar ao vivo com pessoas, jogar video game e até aprender astronomia! Bem... na internet atual tudo isso já é possível.
A princípio, a grande diferença do metaverso será o fator imersão, a criação de um ambiente 3D ou 4D. Muitos dos recursos que lá estarão disponíveis serão nada mais de que esta versão mais imersiva e táctil de algo que já existe na internet 2D.
A internet é um mundo vastíssimo, repleto de informação e recursos. Ela tem a oferecer mais do que qualquer ser humano é capaz de absorver. Mesmo assim, a propaganda do metaverso parece tentar passar esta ideia de que a internet se tornou obsoleta e vem aí um produto novo.
Na verdade, o alvo desta mensagem são as redes sociais. Este parece ser o foco do Facebook/Meta nesta fase de implantação. Eles sabem que as redes sociais envelheceram e, embora ainda sejam muito utilizadas, já não têm o cheiro de novidade. Quem quer que trouxer um novo modelo de socialização na internet se tornará o novo Facebook. Bem, o Facebook então quer ser o novo Facebook no metaverso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário