Acredita-se que o caráter esquizoide¹ começa a se formar no útero. Caso a mãe esteja em um momento ruim da vida, sofrendo muito stress ou mesmo depressão, ou caso, consciente ou inconscientemente, rejeite a criança e reaja com irritação cada vez que ela se move dentro da barriga, todas estas sensações ruins serão repassadas em certo grau para o feto, causando desconforto.
O bebê não tem noção do que é o mundo ou a mãe, mas ele tem a sensação e a proto-consciência de sua existência e da existência do útero em que vive. Caso seja submetido a muitos desconfortos, ele desenvolverá uma sensação de rejeição, de que algo está errado e que ele precisa de proteger.
A maneira que o pequeno ser vivo encontra para se proteger é realocando suas energias para o cérebro, reduzindo a atividade e nutrição do corpo. Assim ele pode se refugiar na atividade cerebral, no mundo imaginário. Sim, pois bebês sonham, têm um mundo mental ativo. Este mundo que ele criou será mais confortável que o mundo físico. Assim é moldada a personalidade esquizoide.
Logo, é comum que pessoas predominantemente esquizoides manifestem esta característica no próprio corpo. O formato típico é de uma pessoa magra, alongada, com a cabeça mais proeminente, tipo um alien grey ou um slender man.
Eu diria que o alien xenomorfo, aquele do Ridley Scott, é o modelo por excelência de um esquizoide. Bastante magro e alongado, perninhas finas e uma cabeça beeem proeminente e dotada de aguçados sentidos. Convenhamos, faz sentido que o xenomorfo se torne um esquizoide, já que sua gestação é literalmente uma cena de terror.
Notas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário