Ultimamente têm surgido chatbots com IA de aprendizado de máquina. Estes sistemas são capazes de elaborar respostas e desenvolver uma conversa com um humano que muitas vezes parece convincente e quem sabe passar no teste de Turing. Ocasionalmente, estas IAs dão respostas polêmicas ou fazer brincadeiras sobre destruir os humanos e fica aquela dúvida se a máquina realmente tem uma opinião sobre isso.
Por mais fascinado que eu seja com a IA, acho que estas "opiniões" que a máquina tece sobre algum assunto estão longe de ser uma opinião de fato. Com o aprendizado de máquina, ela se alimenta de dados que acha na internet e elabora as respostas por meio de correlações. É pura estatística. Para a IA, elaborar uma resposta é como encaixar peças.
Uma opinião de verdade não envolve apenas raciocínio lógico, mas também conceitos subjetivos, simbólicos, sentimentos, principalmente em termos de ética. Toda opinião ética tem uma carga de sentimentos envolvida. Isto a máquina está longe de entender e por isso é um departamento que a IA não vai poder se encarregar tão cedo. Só humanos entendem ética e olha que nem todos eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário