Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Adam, um romance com protagonista autista

Adam (2009)

Adam (Hugh Dancy) é um rapaz com Síndrome de Asperger que vive sozinho em Manhattan depois da morte de seu pai. Para completar sua crise, ele perde o emprego e terá de experimentar mudanças, algo difícil de lidar para um aspie. Ao mesmo tempo ele conhece Beth (Rose Byrne), uma nova vizinha, e irá travar um relacionamento marcante para ambos.

A Síndrome de Asperger pode ser considerada um espectro do autismo. Uma de suas características notáveis é a dificuldade de interação social e este aspecto será bem ilustrado no personagem. Ele não olha as pessoas nos olhos, não sabe expressar ou entender as emoções da mesma forma que os outros, fala o que pensa sem usar os "filtros sociais", o que pode às vezes parecer ofensivo ou inadequado.

Todavia, ele é um homem gentil e educado, sincero e inteligente, o que logo conquista a simpatia de Beth. Ela, por sua vez, o completa, pois o ajuda na arte da socialização, de compreender as emoções ou a linguagem figurada (outra dificuldade para um aspie que costuma entender as coisas de forma literal).

A história é uma comédia romântica. Filmes sobre autismo não são raros. Provavelmente o mais famoso deles foi Rain Man (1988) e Nell (1999, resenha aqui). Curiosamente, Hugh Dancy iria interpretar depois outro personagem asperger na série Hannibal (2013-2015).


Nenhum comentário:

Postar um comentário