Certos tipos de jogos são bem ciumentos e oferecem tanto conteúdo que é comum os jogadores se dedicarem exclusivamente a eles. O primeiro grande exemplo disso foram os MMORPGs. Surgidos há mais de vinte anos, oferecem todo um mundo para ser explorado, com missões, locais de caça, cidades cheias de lojas, NPCs e jogadores.
Há muita coisa pra fazer, pra se descobrir, aprender. O desenvolvimento do personagem pode levar meses ou anos e em alguns casos não tem fim, já que geralmente os MMORPGs não podem ser zerados. É uma vida contínua e as desenvolvedoras podem passar anos ou décadas acrescentando atualizações com mais e mais conteúdo.
Não à toa os jogadores de MMORPG ganham até apelidos identificando-os numa espécie de tribo. O jogo se torna parte da identidade dos players, dado o tempo que dedicam a ele. É o caso dos wowzeiros (jogadores de World of Warcraft) e tibianos (de Tibia).
Na última década surgiu um novo gênero que também formou seu nicho com uma dedicação integral: o MOBA. Os dois mais famosos são o League of Legends (LoL) e DOTA. Estes jogos estão entre os mais populares do mundo, com uma frequência diária de milhares de pessoas, possuem campeonatos que envolvem muito dinheiro e proporcionam uma audiência enorme nos canais de streaming.
Basicamente, um MOBA é um xadrez moderno e mais complexo. Você controla os bonequinhos num mapa, como peças em um tabuleiro. Há várias classes de bonecos com suas diferentes habilidades e em cada partida você vai comprando recursos para incrementar o desempenho deles.
E assim como o xadrez é um jogo que nunca enjoa e você pode jogar a vida toda, também o MOBA oferece uma experiência de aprendizado contínuo, pois há muitos personagens e estratégias possíveis. Não à toa os jogadores medianos chegam a ter mil horas de jogo. Os profissionais, então, nem se fala.
Quando um dia resolvi experimentar o DOTA, isso já ficou claro na primeira partida. Enquanto fazia o tutorial, já tinha essa impressão de que os conceitos básicos são simples e dá pra aprender em uma hora de partidas, mas há tantos detalhes que exigem tempo e prática que eu posso levar meses ou anos até sentir que estou dominando essa arte.
Até hoje, o jogo ao qual mais me dediquei foi justamente um MMORPG, o Runescape. Conheci em 2010 e segui jogando ao longo dos anos, às vezes todo dia, às vezes dava uma pausa de semanas ou meses ou até um ano inteiro, até que batia uma saudade e lá estava eu de volta.
Depois de uns 5 anos nesse "relacionamento", justo quando criei uma conta na Steam, resolvi ser menos monogâmico e passar a experimentar uma variedade maior de jogos, um joguinho indie simples numa semana, outro mais complexo poderia durar um mês, etc,
É por isso que agora não tenho mais disposição pra experimentar jogos que demandam tanto tempo e dedicação. Quero variar e ser mais casual. Então desinstalei o DOTA.
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