Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Os Defensores, o primeiro crossover das séries da Marvel

The Defenders (2017)

Enquanto no cinema a Marvel ao longo a última década desenvolveu seu ambicioso e bem sucedido MCU (Marvel Cinematic Universe), na TV e streaming as suas séries foram na maioria dispersas e pouco relacionadas ao MCU ou entre si.

Na verdade começaram tentando criar esse vínculo entre filmes e séries com Agents of SHIELD (2013), que de fato manteve um diálogo constante com os eventos dos filmes dos Vingadores. Depois veio Agent Carter (2015-2016) como um spin-off dos filmes do Capitão América, mas essa tentativa de expandir o MCU para as séries parou por aí.

As demais produções foram isoladas em si mesmas, como Inumanos (2017), Legion (2017), The Gifted (2017), Runaways (2015) e Manto & Adaga (2018).

Por outro lado, a Netflix tomou essa iniciativa de produzir suas séries originais licenciadas da Marvel em um universo coeso, começando com o Demolidor (2015-2018), seguido por Jessica Jones (2015-2019), Luke Cage (2016-2018) e Punho de Ferro (2017-2018).

O entrelaçamento entre estas séries foi muito bem construído. A primeira aparição do Luke Cage, inclusive, foi em Jessica Jones. Alguns personagens secundários também estavam presentes em todas elas, como a enfermeira Claire, a advogada Jeryn, a policial Misty, o Stick, etc.

Há inúmeras referências cruzadas a eventos e vilões como o Tentáculo e o Rei do Crime. Além disso, o Justiceiro, que foi antagonista do Demolidor, ganhou seu spin-off próprio (2017-2019), totalizando 5 séries solo desse micro universo da Marvel na Netflix.

O cruzamento definitivo de eventos enfim ocorreu no crossover Os Defensores (2017), quando os quatro protagonistas se reúnem para enfrentar um inimigo comum, o Tentáculo. Cronologicamente, a história se passa depois da segunda temporada do Demolidor e da primeira temporada de Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. A série também conta com a antagonista Elektra, que havia sido apresentada no Demolidor.

A ideia do crossover era boa e quando foi anunciado provocou muta hype, afinal uma série reunindo personagens de outras séries era o equivalente televisivo aos filmes dos Vingadores no cinema, mas a execução foi mediana. Teve muitas cenas de pancadaria, briga em bar, briga em corredor, briga no subsolo onde tudo termina numa batalha contra ninjas. De toda forma, foi interessante ver a interação entre os quatro personagens e seus respectivos mundos.

The Defenders (2017)


Nenhum comentário:

Postar um comentário