Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Weapon Shop Fantasy e Moonlighter, RPGs onde você é o NPC

Weapon Shop Fantasy (2017)

Esse joguinho, lançado por uma pequena desenvolvedora indie em 2017, tem uma proposta bem diferente de RPG: ele entrega o controle dos NPCs das lojas na sua mão. Agora é você quem vai fabricar itens pra vender a NPCs aventureiros que visitam sua loja. É uma inversão de papéis.

Na verdade, você terá duas atividades com o seu staff (a sua equipe de personagens que vai aumentando com as missões) e você pode alocá-los onde forem mais adequados: tem a parte da loja (o que inclui forjar matérias primas, fabricar equipamentos como armas, armaduras e poções, e também encantar itens para deixá-los mais poderosos) e tem a parte da aventura, de modo que você pode mandar até quatro personagens em diversos mapas para enfrentar monstros e coletar materiais que serão usados pelos personagens da loja. É um ciclo de produção: coleta, processamento e venda.

É um joguinho interessante e com muita coisa pra se fazer. Às vezes coisas até demais, já que você deve ir administrando as atividades de uma dúzia de personagens ao mesmo tempo. Dá pra zerar a história principal em 5 a 10 horas e depois disso você pode simplesmente continuar jogando pra evoluir a loja e conseguir fabricar itens melhores e tornar seus aventureiros mais poderosos, mas quando chega nesse ponto vai ficando bem demorado e repetitivo conseguir bons materiais e enfrentar mapas mais difíceis, aí só pra quem curte um grinding mesmo. Eu preferi parar por aí.

Moonlighter (2018)

Outro jogo que tem a mesma proposta é o Moonlighter (2018). Ele tem um visual mais bonitinho e cartunesco e, diferente do Weapon Shop, você não envia pessoas nas dungeons, mas vai pessoalmente, dividindo suas atividades em turnos: cuida da loja de dia e explora dungeons à noite. É um joguinho aparentemente simples, mas que pode exigir muito farming a fim de juntar ouro pra evoluir sua loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário