Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Puran File Recovery, a minha salvação

Puran File Recovery

Conheço o Puran há alguns anos, desde os áureos tempos do Baixaki, antes da atual era dos apps, quando ainda chamávamos os aplicativos de softwares ou programas. Esses programas de manutenção eram mais populares, como o CCleaner, para limpar arquivos temporários, cookies e outros lixos do sistema; e os recuperadores de arquivos excluídos, como Undelete, Recuva e Puran.

Já usei recuperadores de arquivos algumas vezes no passado, mas na última década nem lembro de ter precisado novamente. A razão disso é que se tornou cada vez mais fácil manter backup na nuvem ou dispositivos como HD externo, pen drive, etc. 

Mesmo assim aconteceu. Eu tinha um HD que usava só para backups e um dia algo deu errado e o HD ficou corrompido. Às vezes basta uma minúscula falha no sistema de indexação (que faz com que os arquivos sejam reconhecíveis, como um catálogo do conteúdo do disco), então eles continuam ali, só que o sistema não consegue encontrá-los e mostra o HD como se estivesse vazio.

E assim, após vários anos sem precisar de um recuperador, voltei ao Baixaki em busca deles. Testei uns 3 ou 4. Alguns acharam pouquíssimo conteúdo, outro acharam até mais, porém não preservavam nem mesmo a árvore de pastas, fazendo uma enorme bagunça com os arquivos. Enfim, foi no Puran que consegui a recuperação total e sem bagunça, tudo nas suas devidas pastas e subpastas.

É interessante que o aplicativo já está beeem desatualizado. A última versão é de 2013, mesmo assim funcionou perfeitamente no Windows 10. A interface é bem simples, não oferece mil recursos. Vai direto ao ponto. Você escolhe o dispositivo, manda scanear, ele mostra o que encontrou e você escolhe o que salvar.

Um update neste post um ano depois

Windows File Recovery

Eis que agora em 2020 a Microsoft finalmente lançou seu próprio recuperador, o Windows File Recovery, instalável pela Windows Store no Windows 10. Não cheguei a testar, mas é bom saber que agora existe um recurso nativo do Windows para socorrer em caso de perda de arquivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário