O Lúcifer da série de TV é baseado no personagem da Vertigo/DC, criado por Neil Gaiman. Obviamente, o personagem de Gaiman é bem mais poético e sombrio e costuma aparecer no seu reino, o inferno, ocasionalmente tendo algum encontro com Sandman. Na série ele se tornou algo totalmente diferente, um Diabo bonzinho.
Em termos de gênero, Lúcifer pode ser comparado a outra série da DC: iZombie. Ambas adotam o gênero policial, com cada episódio tendo algum crime a se investigar. Lúcifer, assim como o Sherlock na série Elementary (2012), é é um consultor da polícia, ajudando a resolver crimes com sua "expertise". Bom, a expertise dele é ter a habilidade de fazer os suspeitos confessarem seus desejos, fazendo sua típica pergunta: "Me diga: o que você deseja de verdade?".
Paralelamente a esses eventos de rotina policial (que pouco interessam, na verdade), acontece a verdadeira história, desenvolvendo o lore desse Lúcifer, revelando aos poucos detalhes de seu passado, a rebelião contra Deus e personagens místicos vão aparecendo: a demônia Maze, o anjo Amenadiel e ocasionalmente alguns outros.
Cada temporada se concentrou no arco de algum personagem relacionado ao Diabo. Na segunda temporada aparece a Deusa da Criação, mãe de Lúcifer. Esse arco termina de uma forma bem interessante, pois diante do dilema envolvendo o destino da Deusa, que já não pode ficar na Terra e se rebelou contra Deus no Céu, Lúcifer abre um portal no tecido do espaço e a Deusa é enviada literalmente para fora do universo, de modo que pode recomeçar a vida criando um mundo totalmente novo. De certa forma, existe aí uma espécie de metáfora para um divórcio, no caso o divórcio da Deusa e Deus. Separada dele, ela terá de recomeçar a vida em uma nova casa, um novo universo.
A terceira temporada é focada em Abel, que aparece na forma de um policial interpretado pelo conhecido Superman de Smallville, o Tom Welling. Ele dá um jeitão bem peculiar e divertido ao personagem.
Eva fazendo cosplay de Eva. |
A quarta temporada, enfim, é dedicada a Eva. É talvez a mais caricata destes personagens bíblicos, e tem uma ingenuidade exagerada, como se por todos estes milênios estivesse adormecida e nada aprendeu do mundo. De toda forma, é interessante como ela assume um papel de catalisadora do mal em Lúcifer, ao contrário da humana Chloe, que desde o começo tem uma influência misteriosa no Diabo, restringindo seus poderes e também amenizando sua maldade. As duas curiosamente e ironicamente agem como o anjinho e o diabinho nos ombros do Diabo.
A anjinha e a diabinha influenciando o Diabo. How ironic! |
E essa é a peculiar fórmula dessa série: um pouco de rotina e clichê policial, um tanto de mitologia bíblica bastante alterada em nome da comédia, um pouco de comédia e um clima de hedonismo com violência e sexo, mas apresentada geralmente de forma family friendly. Não é uma série pesada, é moderada até nos palavrões.
E claro que existem os romances e casaizinhos que vão se formando. No caso de Lúcifer, a sua "shipp" do início ao fim é obviamente a Chloe, que ele nunca, jamais chama de Chloe. É a fala mais peculiar e repetida por Lúcifer, quando ele a chama de "detective".
De fato, Lúcifer é um Diabo bonzinho, bem diferente do que era de se esperar. Ele é sincerão, não costuma mentir (enquanto o Diabo clássico é nada menos que o Pai da mentira); não é ardiloso nem planeja prejudicar as pessoas ou inspirá-las a fazer o mal, mas costuma aconselhar a fazerem o que lhes deixa felizes; e ele no fim das contas está sempre trabalhando pelo "bem" no sentido em que se considera um punidor dos malvados. É um justiceiro, não um demônio semeador da injustiça.
Ta' vonlu! |
Particularmente, acho que o melhor da série são uns raros momentos "gif style", cenas pitorescas que rendem uns bons gifs e memes. A nerd Ella manda muito bem nesse quesito e é minha personagem favorita. Inteligente e gente boa, Ella é conhecida por seus abraços amistosos e é cheia de trejeitos e frases de efeito.
Produzida pela Fox, Lúcifer foi adotada pela Netflix e algumas vezes correu o risco de ser cancelada, mas retornava após a campanha em massa de seus fiéis fãs. A série terminará definitivamente na quinta temporada, mas há rumores de um possível spin-off.
Nenhum comentário:
Postar um comentário