Lembro vagamente de um filme que vi há muuuitos anos em que um ninja era cercado por caras armados e eles descarregavam uma saraivada de tiros. O ninja atirava uma daquelas bombinhas de fumaça e os caras continuavam atirando. Quando a fumaça dissipava, o ninja havia sumido.
Acontece que ele na verdade escavou a areia com as mãos e se enterrou enquanto a fumaça o escondia. Usando destas artimanhas e de muita agilidade, era assim que um ninja sobrevivia a uma chuva de balas.
Em 2003 teve aquele O Monge à Prova de Balas, em que um monge tinha poderes mágicos que o protegiam contra o poder da tecnologia moderna e era assim que um lutador marcial conseguia ficar à altura da pólvora e do chumbo.
Cito esses exemplos para ilustrar um detalhe que é ignorado em muitas histórias de seres com superpoderes ou habilidades de luta: de que maneira o poder especial do personagem é superior a uma simples arma de fogo? Ora, de que adianta, por exemplo, você ter superforça se qualquer pessoa incapaz de quebrar um galho com as mãos pode matá-lo sacando um revólver da cintura?
O Luke Cage tem um conjunto de poderes que de fato o fazem superior. Ele aguenta balas. O Demolidor não aguenta balas, mas tem os sentidos necessários pra perceber quando alguém vai atirar e assim se desviar antecipadamente, além disso ele tem a sensatez de usar uma armadura. A Jessica Jones já não tem estas vantagens. Se um vilão quiser matá-la, não precisa de nada além de uma arma de fogo.
E o mesmo se dá com o Punho de Ferro. Ele e todos aqueles ninjas mafiosos que aparecem na série são retratados como tão ameaçadores e imparáveis, mas, convenhamos, a polícia de Nova Iorque, com suas armas, pode lidar com esses caras que usam espadas e dão voadoras. Ainda assim, o Punho de Ferro acha que é o único que pode parar essa ameaça por meio de uma troca de socos e chutes.
A verdade é que o poder do Punho de Ferro é bem bobo e, apesar dele ficar repetindo que é O Imortal, ele não tem nada de imortal. Ele só tem superforça e invulnerabilidade em uma mão e isso quando consegue se concentrar. Ele não tem supervelocidade, nem agilidade suficiente pra desviar de uma bala e digamos que algum ninja decepe o braço dele com uma espada. Acabou o Punho de Ferro.
O vilão final, Davos, adquire o poder do Punho de Ferro e toca o terror na cidade, amedrontando máfias inteiras. Ora, alguém dê um tiro na cabeça dele que está resolvido. Em vez disso, lá vai o Danny e a namorada trocar socos com ele. Como diria o Laurence Fishburne em John Wick: "Somebody, please, get this man a gun!"
Bom, teve uma personagem que pensou nisso: a Mary Walker (uma versão bem simplificada e sem superpoderes da Mary Tyfoid dos quadrinhos). Ela vai atrás do Davos com um bom e belo rifle.
Mas ok, ok, eu sei que se levassem em conta essa coisa do desbalanceamento entre os superpoderes e armas de fogo, muitas histórias de super heróis não existiriam. O tema do universo do Punho de Ferro é arte marcial, então deixemos os caras serem felizes com seus socos e chutes.
Pelo menos não faltou um cameo do Stan Lee. |
Na verdade nem é isso que mais me incomodou na série, mas o curso da narrativa mesmo. Em relação às outras séries do demolidorverso, Punho de Ferro é a mais morgada e entediante, com muita conversa repetitiva sobre a lenda do Punho de Ferro, a tal da cidade mágica de K'un-Lun (que nunca mostraram de fato, mas falaram esse nome exaustivamente), e o mumbo jambo zen sobre equilibrar o chi e etc. É um tédio.
Enfim, a série foi sim cansativa pra mim e não teve nada memorável, nenhum grande vilão ou cena interessante, com uma exceção: curti bastante a luta aleatória com um bêbado, uma homenagem a um clássico clichê dos filmes de kung fu que é a chamada técnica do "punho bêbado". Foi uma luta breve, mas estilosa.
E falando ainda em armas de fogo, já no finalzinho da série, na última cena da segunda temporada, vemos que o Danny passou por um upgrade de poder. Agora ele tem dois punhos de ferro e que expandem sua habilidade para as pistolas, de modo que ele consegue rebater balas com balas, praticamente virando um Mista do Jojo's Bizarre Adventures. Aí sim o poder dele é capaz de superar caras armados, mas poxa, fizeram isso só no final...
Nenhum comentário:
Postar um comentário