Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Ashes of Creation, uma grande promessa no mundo dos MMOs

Ashes of Creation

Hoje em dia jogos multiplayer são bastante comuns. Tem pra todos os gostos, tem jogos pagos, gratuitos, jogos com mensalidade ou com micro transações. Entre os mais populares estão jogos como League of Legends, Fortnite, Counter Strike, etc.

Nota-se que hoje o gênero mais popular de multiplayer é o FPS, mas nos primórdios do mundo dos games e dos multiplayers, quem desbravou este terreno e reinou por pelo menos uma década foram os MMORPGs, como Tibia, World of Warcraft, Runescape e tantos outros. Foi a era de ouro dos MMOs.

Agora os MMOs podem não ter mais a dominância do mercado de games como antigamente, mas este gênero nunca morreu. Inúmeros MMOs continuam vivos há dez, vinte anos, mantidos por uma comunidade fiel.

Aliás, não são apenas os clássicos do início dos anos 2000, como Tibia (1997), WoW (2004) e Runescape (2001), que conseguem manter milhares de jogadores ativos todo mês. Também alguns MMOs surgiram recentemente e ocuparam seu espaço, como o Black Desert (2014), Albion (2017) e Lost Ark (2019). Definitivamente este gênero nunca morreu.

No mercado asiático os MMOs têm bastante força e eventualmente algum jogo de lá consegue atravessar a bolha asiática e se tornar um sucesso aqui no Ocidente, como é o caso de Lost Ark e também de Genshin Impact (2020)¹.

Em 2021 foi a vez do New World², que tem uma proposta bem diferentona em comparação à maioria dos MMOs. O combate do New World é muito inspirado em FPS e requer mais esforço e habilidade dos players. 

Também chama atenção a estética medieval realista, sem dragões, sem cavalos alados, sem nada extremamente fantasioso, como é comum na maioria dos MMOs. Existe magia e algumas criaturas sobre-humanas, como a terra indócil e os corrompidos, além dos perdidos, que parecem zumbis, mas mesmo estes seres têm uma estética bem "realista" se comparados às criaturas fantásticas dos outros jogos aqui mencionados.

New World teve seus altos e baixos, mas conseguiu ocupar seu espaço e não para de trazer novidades. Recentemente um update implementou um sistema de bardo, com instrumentos musicais e tudo, e em Outubro já está a caminho uma expansão do mapa.

Todos estes jogos deram sua contribuição para este maravilhoso universo dos MMOs. Todavia, acho que o melhor ainda está por vir e ele se chama Ashes of Creation.

Ashes of Creation

Ashes of Creation

Ashes of Creation é o projeto de uma desenvolvedora indie, a Intrepid Studios, que conseguiu levantar fundos por meio de financiamento coletivo e assim deu início a seu ambicioso projeto. O jogo teve seu teste Alpha 0 em 2017 e o Alpha 1 em 2020 e 2021, o que forneceu algum conteúdo de gameplay que pode ser encontrado no Youtube, dando uma ideia de como é o jogo.

Mesmo estando ainda em sua fase inicial de desenvolvimento (ainda virão as fases Alpha 2, Beta 1 e Beta 2, o que deve somar no mínimo uns 3 anos), já existem wikis organizando as informações sobre o jogo e nota-se que a proposta é realmente grandiosa. 

Originalmente o jogo foi criado em Unreal Engine 4, mas já foi atualizado para a versão 5, o que representa um grande salto evolutivo na qualidade estética. O mundo de AoC será lindo e imenso. O mapa terá a princípio 1200 quilômetros quadrados, incluindo terra e oceano, que pode ser navegado livremente. Para se ter uma ideia, o mapa de GTA V tem 75 quilômetros quadrados.

Ashes of Creation

A criação de personagens será extremamente detalhista, haverá 64 classes de personagens e um rico sistema político e econômico, com guerras por território e caravanas mercantes (um modelo que aliás inspirou outro jogo mais modesto, o Ravendawn, que visualmente parece com Tibia, mas possui classes e o sistema econômico claramente inspirados em Ashes).

O visual de um jogo conta muito em sua competitividade e neste aspecto Ashes trará uma verdadeira renovação ao mundos dos MMOs por adotar a Unreal Engine 5, uma engine que deve ter um ciclo de vida de pelo menos uma década. Ou seja, o jogo terá gráficos de última geração, o que o torna bonito, atraente e popular entre os streamers. 

Convenhamos, que por mais que os MMOs antigos sejam ótimos, não é todo mundo que gosta de ver aqueles gráficos datados de um WoW ou o visual de jogo de celular de um Albion. Ashes será um MMO com cara de jogo triple A.

Um detalhe bem interessante é que o cenário terá estações, experimentando um ciclo constante de mudanças. Pois é, os biomas vão se modificar ao longo das estações. Um mesmo cenário ora estará coberto de neve, ora se tornará florido e verdejante. Também os animais vão se modificar conforme as estações, dando uma impressão de que o ambiente está mesmo vivo e se transformando.

Mas enfim, ainda vai demorar alguns anos até o lançamento desta maravilha e talvez Ashes se torne o último grande MMO da era pré-metaverso, pois daqui a dez anos, com o metaverso realmente estabelecido, o mundo dos jogos experimentará uma marcante transformação, se tornando mais imersivo do que nunca.

Ashes of Creation

Notas:



Palavras-chave:


Nenhum comentário:

Postar um comentário