Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Sobre o verbo coringar

Joaquin Phoenix; Joker (2019)

Você sabe que um autor ou obra se tornaram muito relevantes e influentes na cultura popular quando eles ganham um jargão próprio, por exemplo, se tornando um verbo ou adjetivo. Assim temos palavras como "shakespeariano", "orwelliano" e "kafkiano" que já são até verbetes em dicionários, tal é o reconhecimento da influência destes autores.

Estes dias surgiu uma palavra nova que virou meme, se tornou parte da conversação comum das pessoas, especialmente aquelas mais antenadas nas novas gírias da internet. Falo do verbo "coringar".

O Coringa, o Joker, é um personagem tão conhecido quanto o próprio Batman e definitivamente está consagrado na cultura pop mundial. Ele é uma verdadeira egrégora¹, um personagem moldado pela consciência coletiva, bem semelhante a versões ainda mais antigas como os deuses Loki, Baco, até mesmo o Diabo.

Curiosamente, o Coringa nunca teve um filme solo em toda sua existência de 80 anos, até que, em 2019, veio o filme Joker. Este filme foi uma cartada de mestre.

Foi bem interessante enxergarmos o Coringa como o protagonista de um filme, não como um vilão que serve apenas para antagonizar o Batman (como foi o caso do formidável Coringa do Heath Ledger). A versão do Joaquin Phoenix foi muito humanizada, tornando-se uma pessoa frágil, ainda que mantendo seu poder quase sobrenatural de semear o caos².

A impressão que este Coringa causou foi marcante. Este filme conseguiu ilustrar o mesmo conceito há tempos abordado pelo Alan Moore na Piada Mortal (1988): qualquer pessoa pode quebrar, pirar e chutar o balde do bom comportamento e das convenções sociais, às vezes basta ter um dia ruim (ideia também presente no filme Um Dia de Fúria, de 1993).

Assim surgiu o verbo "coringar". Tem sido usado para se referir a momentos em que a pessoa está estressada ou é submetida a condições que forçam demais seus limites e ela corre o risco de surtar, de mandar um foda-se para a normalidade, abraçar o caos, se revoltar contra a ordem das coisas ou tomar atitudes inconsequentes. "Estou a ponto de coringar". "Olha, se continuarem me pressionando assim eu juro que vou coringar". "Quer saber de uma coisa? Cansei de ser certinho. Agora vou coringar".

Notas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário