A Pietà, obra-prima de Michelangelo, representa uma cena bastante marcante na consciência coletiva: Maria segurando no colo o seu filho Jesus morto. É a imagem do cuidado, da preocupação, da compaixão, em italiano, a "pietà".
Esta cena pode evocar uma série de simbolismos, conforme o uso e a imaginação de cada pessoa. Pode representar o cuidado materno, a compaixão divina para com o homem caído, o sofrimento diante da injustiça, mas também se desenvolveram variantes do tema.
Nos quadrinhos, por exemplo, se tornou bastante comum a cena de um herói segurando nos braços uma pessoa desfalecida ou morta. Este herói pode estar lamentando a derrota ou pode estar resgatando, salvando uma pessoa em perigo. Também existe a imagem erótica, o ritual do noivo levando a noiva nos braços após o casamento.
Outra variante inverte completamente o sentido original, quando vemos uma pessoa levando alguém nos braços à força, um raptor, um monstro, vampiro, até mesmo um alienígena que capturou alguém. É o caçador levando sua presa nos braços.
A seguir temos diversos exemplos desta "estética Pietà" que foi usada abundantemente nos quadrinhos.
Ainda podemos acrescentar outra curiosa variante desta imagem: o ato de segurar uma pessoa para literalmente quebrá-la. Um bom exemplo foi o golpe do Bane, quebrando a coluna do Batman no joelho. É uma atitude inversa ao cuidado da Pietà.
Palavras-chave:
Nenhum comentário:
Postar um comentário