Após alguns adiamentos e o enorme sucesso do último beta aberto (na Steam chegou a passar de 700 mil usuários por dia), New World finalmente foi lançado no final de setembro. Agora, quase um mês depois, já tenho minha opinião definitiva sobre este novo MMO: é excelente!
O jogo não possui classes fixas e em vez disso é focado em build. Como as skills de combate são atreladas às armas e não às classes, você pode fazer diversas combinações, criando sua própria classe personalizada, adaptando-se conforme seu gosto e necessidade.
Para dar ainda mais fluidez a esse sistema, os atributos do personagem podem ser sempre modificados, ou seja, se num momento você pretende atuar como tank, pode realocar os pontos de atributo para constituição, caso queira depois lutar com um cajado mágico, pode realocar os pontos para inteligência, etc.
Em combate, você pode usar uma arma primária e uma secundária, alternáveis nas teclas 1 e 2. Cada arma pode acionar até três skills, de modo que você tem seis skills à disposição. Alguns jogadores fazem combinações bem curiosas, por exemplo, empunhar um cajado mágico e uma rapieira (apesar de ser uma arma de melee, a rapieira tem sua eficiência melhorada com o atributo inteligência).
Não existem limitações para o uso de equipamentos, a não ser o nível. Há uma quantidade enorme de roupas e armaduras que, além de fornecerem defesa, também podem dar bônus de atributos. Assim, além de montar sua classe do jeito que quiser, você também pode equipá-la à vontade. Naturalmente, qualquer player de bom senso vai se equipar de uma forma coerente com a build. Por exemplo, se você está tankando, vai preferir armaduras pesadas e não uma roupa de linho ou seda ideal para magos.
Há ainda um detalhe que torna as vestimentas mais peculiares. O peso realmente faz diferença e não está lá só de enfeite. Uma armadura pesada deixa o personagem mais lento e incapaz de performar as ações de esquiva mais eficazes. Uma roupa leve, ao contrário, permite que o personagem use a esquiva completa, que consiste em um rolamento. Esta esquiva é extremamente útil, já que a maioria dos mobs tem algum tipo de charge em seus ataques.
Em termos de aparência, os mobs são um tanto repetitivos. Um mesmo bicho com aparência de zumbi ou pirata pode ser visto nas áreas mais noobs do mapa e nas mais avançadas, mudando apenas seus atributos. Creio que com o tempo o jogo deve ganhar um update nestes sprites, mas não se pode dizer que tem pouco bicho no jogo. Tem mobs para todos os níveis de desafio e, mesmo que pareçam repetidos no visual, são bem variados na mecânica.
Os mobs, incluindo os animais mais triviais, como uma ovelha ou um peru, têm uma inteligência bem complexa. Comportam-se de formas diferentes de acordo com a situação. Os bichos humanoides dão saltos para o lado ou para trás, esquivando-se de seus ataques, conseguem te stunar, dão charge, possuem ataques especiais baseados nas armas que usam. Há alguns que até se curam tomando poções ou usando magias de área. Em termos de habilidades e comportamento, os mobs são bem diversos.
Um exemplo curioso da inteligência dos animais é o bode. Se você chega correndo por trás e ele percebe sua aproximação, ele corre fugindo. Por outro lado, se você estiver na frente dele, de bobeira, ele avança e te dá uma cabeçada. O bicho sabe quando fugir e quando atacar. O cervo, quando leva um tiro, empina o corpo, de modo que sua hitbox muda de lugar. É comum que jogadores iniciantes errem o segundo tiro por causa dessa empinada.
O bisão e o cervo correm extremamente rápido, de maneira que é difícil caçá-los mesmo com armas de range. Uma boa estratégia é se aproximar o máximo possível antes de dar o primeiro disparo, assim, enquanto ele foge, ainda é possível acertar outras vezes antes do bicho sumir de vista. Para jogadores de melee, a estratégia é atacar primeiro com um stun.
Nestes exemplos se vê que até para matar animais é preciso estratégia. Para quem curte simuladores de sobrevivência, a caçada a animais é bem satisfatória, o mesmo vale para a pesca. O PvE e o PvP requerem habilidade, o que pode ser desinteressante para jogadores que preferem MMOs voltados ao grinding e com ataques automáticos.
Não tem ataque automático. No Tibia, por exemplo, você clica só uma vez em um monstro e um evento de combate se desenrola, de modo que seu personagem vai continuar batendo até matar o bicho. No Runescape, nem mesmo é preciso clicar, pois o personagem possui um sistema de revide automático. Se você soltar seu personagem em uma área com bichos agressivos, ele vai entrar em combate com qualquer um que atacá-lo, sem que você precise clicar em nada.
No New World cada hit requer um clique e é preciso ser bom de mira. Isto torna o combate mais difícil, porém neste jogo não é preciso grindar muito, ou seja, você não vai passar uma hora andando em círculos numa caverna matando um monstro a cada segundo. Bom, o grind existe, mas não se compara a outros MMOs neste quesito.
Sobre as classes e atividades, ainda há algo interessante a se notar. Tudo está muito bem conectado e adequado ao estilo de personagem que você preferir. A inteligência oferece bônus na velocidade de coleta, o que é bem conveniente, pois os players magos são os que mais precisam craftar itens mágicos e estes itens requerem substâncias que você adquire coletando na floresta. Já a força dá bônus na velocidade de mineração e os personagens que upam força costumam ser tanks ou lutadores de melee, que precisam de equipamentos pesados feitos com muitos metais.
A culinária está intimamente ligada à pesca, pois pescando você não só adquire peixes pra cozinhar, como óleo e outros itens necessários para receitas mais elaboradas. A pesca é favorecida pelo atributo do foco, que é usado exclusivamente por healers. Isto combina com o estereótipo do healer, como sendo um personagem mais caseiro e pacífico, que se ocupa em pescar e cozinhar.
Após um mês, creio que só arranhei a superfície do jogo, pois nos níveis mais avançados você pode visitar áreas bem mais perigosas e onde fica o good stuff, os itens lendários. As reclamações mais frequentes de alguns players é quanto aos bugs (algo natural em qualquer jogo recém-lançado) e à falta de montaria. Creio que esta é uma feature que deve vir no futuro, pois de fato tem horas em que é beeem chato ficar correndo pelo mapa, mesmo tendo pontos de teleporte (que custam azoth, um material místico que você precisa constantemente farmar).
Em termos de aparência e efeitos visuais, o jogo é belíssimo. A física dos sons funciona de uma forma que não lembro ter experimentado em nenhum outro jogo. O tiro de mosquete e as batidas de machado e picareta reverberam e ecoam no cenário de maneiras diferentes conforme a topografia. Em uma caverna, o som de um tiro ecoa de uma forma diferente de uma planície aberta ou de uma floresta. A forma como o som se comporta dá substância ao cenário, às árvores, paredes e rochas. Parece que tudo é capaz de refletir ou absorver o som. É como uma versão sonora da tecnologia do ray tracing.
Procurei também explorar a lore. Nos familiarizamos com aquele mundo e sua história através de quests fornecidas por NPCs e encontrando páginas de diários pelo mapa. Estas páginas dão um pouco de XP, para satisfazer os indiferentes à lore (estes costumam pegar as páginas sem jamais ler), e possuem recortes de histórias.
Um dos NPCs mais importantes é Yonas, que está envolvido em diversas quests. O velho é bem culto e faz diversas citações de autores clássicos, como Eurípides, Sófocles, Sun Tzu, etc.
Assim descobrimos como aquele mundo possui antigas estruturas de pedra de mais de dez mil anos, construídas pelos tais ancients, o que lembra a teoria dos alienígenas do passado. Os corruptos são como forças demoníacas. Os perdidos são como zumbis que outrora eram pessoas comuns, com suas histórias. Gostei particularmente dos angry earth, criaturas ligadas à natureza e com um design bem caprichado. A versão deluxe do jogo vem com um PDF mostrando várias artes conceituais destes seres.
Enfim, além de ser um ótimo e viciante jogo, New World parece ter bastante história e conceitos estéticos para serem explorados em outras mídias, como livros, quadrinhos e por que não uma série produzida pela Amazon. Parece claro que atualizações frequentes trarão novos conteúdos, como convém a qualquer MMO que se preze. A longo prazo, o jogo promete.
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