Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Os vilões de terno das Wachowski

Hugo Weaving; The Matrix (1999)

Como o tema da identidade de gênero está em alta ultimamente, se tornou também mais comum a teoria, entre as várias teorias matrixescas, de que Matrix era uma grande metáfora sobre a transexualidade das irmãs Wachowski. E há quem diga que este é o grande tema da carreira delas.

Estes dias, porém, tive um insight diferente. Se observarmos a filmografia da dupla, nota-se uma recorrência de certo tipo de personagem como vilão: o homem de terno. 

A começar por The Matrix (1999), vemos que os ternos estão em toda parte, nos agentes, especialmente o Agente Smith, que se tornará o grande vilão de toda a trilogia. 

Lambert Wilson; The Matrix Reloaded (2003)

Helmut Bakaitis; The Matrix Reloaded (2003)

Em The Matrix Reloaded (2003), além dos agentes, temos o Merovíngio, uma espécie de mafioso dentro da Matrix, e ninguém menos que o boss final, o Arquiteto, um homem branco idoso de terno, como que representando o clássico magnata boomer.

Hugo Weaving; The Matrix Revolutions (2003)

Em The Matrix Revolutions (2003), então, o Neo luta contra uma multidão de Smiths, um arrastão de homens de terno. Este deve ser o pesadelo das Wachowski.

Em contraste, os mocinhos não usavam terno, mas sobretudos, colantes e outras roupas igualmente estilosas. 

John Hurt; V for Vendetta (2005)

Aí vamos para V de Vingança (2005). O vilão é o ditador de uma distópica Grã Bretanha e adivinha só como ele está sempre vestido: de terno e gravata.

Roger Allam; Speed Racer (2008)

Até mesmo no infantilóide Speed Racer (2008), o vilão é novamente um cara de terno, com sua vibrante gravata lilás, o inescrupuloso e ganancioso empresário Arnold. Ele é a caricatura do executivo malvadão que só pensa em dinheiro.

Jim Sturgess, Hugo Weaving; Cloud Atlas (2012)

Em Cloud Atlas (2012), o Hugo Weaving está de volta e novamente como um vilão de terno. Já está claro que temos um padrão?

Eddie Redmayne; Jupiter Ascending (2015)

Em Jupiter Ascending (2015), o vilão veste uma roupa que não se parece com um terno típico, mas acho que há uma explicação.

Bom, o grande padrão não tem a ver apenas com ternos. A questão mesmo é que os vilões nos filmes das Wachowski são sempre homens brancos de terno, o que no imaginário popular representa  geralmente executivos, políticos, mafiosos, agentes federais ou membros e líderes de alguma organização que tem poder na sociedade.

No caso de Jupiter Ascending, o vilão é uma espécie de ultra-hiper-megaempresário cósmico e a Terra é apenas um de seus inúmeros latifúndios. Seria esquisito ele usar um terno propriamente dito, pois ele é um alienígena, mas a sua roupa preta e com um colarinho ainda tem um certo ar de terno, só que um terno na versão alienígena.

Terrence Mann; Sense8 (2015)

Até na série Sense8 (2015), o vilão Whispers, que é um sense8 rebelado, é mais uma vez um homem branco velho e de terno.

The Matrix Resurrections (2021)

Enfim, pra concluir esta teoria, Matrix 4 (2021) parece trazer o ultimate vilain. Há uma piada interna no filme, uma meta joke, uma vez que Neo é contratado pela Warner Bros. pra fazer uma sequência do jogo. Estes executivos da Warner acabam sendo os grandes vilões do último filme, pois são eles que não deixam Neo seguir sua vida, querendo que ele retorne à franquia motivados simplesmente pelo lucro. Até o Arquiteto se refere a eles como forças superiores e eles são sempre mencionados como "The Suits" (os caras de terno, os engravatados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário