Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

A estratégia da lagartixa

A estratégia de fuga da lagartixa é uma coisa fascinante e mais complexa do que parece. Todos sabem que ela é capaz de soltar a cauda, de modo que, se algum predador a agarra pela cauda, ela consegue escapar. Mas não é só isso.

Depois de solta, a cauda da lagartixa continua se mexendo, tendo uns espasmos, tremelicando. Ao mesmo tempo, a lagartixa, diante de uma ameaça, costuma ficar imóvel e se fingir de morta. Não é apenas uma encenação, mas uma reação psicossomática. O medo a deixa catatônica, em transe, sua respiração diminui, de modo que até o abdomen para de se mover.

Qual a função disso na estratégia de fuga? O predador, por exemplo, um gato, vai ter diante de si dois objetos, o corpo da lagartixa e a sua cauda. Destes dois, só a cauda está se movendo loucamente, enquanto o corpo está quieto. Logo, o gato terá mais interesse em brincar com a cauda, deixando a lagartixa em paz.

As lagartixas conscientemente desenvolveram esta elaborada estratégia ao longo das eras? Foi algo provocado por mutações aleatórias? Se foi aleatório, por que todas as lagartixas são assim em todo o mundo? Este conveniente comportamento foi programado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário