Ultimamente tem surgido videos conceituais mostrando como será a experiência cotidiana no metaverso e lembrei de uma coisa: a Pirolândia de Team Fortress 2.
Pyro é o personagem mais maluco de Team Fortress. Ele é piromaníaco e é pirado, esquisitão. Nem mesmo tem um rosto humano, pois está sempre com uma máscara de gás. Até sua voz não passa de grunhidos. Para completar esse jeito louco, o Pyro também tem uma maneira peculiar de enxergar o mundo.
O player pode ter a experiência completa de estar na pele do Pyro no momento em que adquire alguns itens especiais, como os óculos Pyrovision ou o machado Lollichop. Ao equipar algum destes itens, a aparência do jogo muda e você passa a enxergar o cenário e os outros jogadores da maneira que o Pyro vê o mundo, um mundo de fantasia e muitas cores.
É assim que os videos conceituais e promocionais do metaverso têm mostrado este novo mundo. Com os óculos de realidade aumentada, você vai andar na rua e ver outdoors coloridos, pikachus e diversas animações por toda parte. A proposta é deixar o mundo mais colorido, mais divertido, enfim, mais infantilizado.
Vai ser curioso observar como isto irá afetar a arquitetura urbana ao longo dos anos. Por exemplo, será muito mais prático e eficiente fazer publicidade em um outdoor virtual no metaverso do que alugar um outdoor real que se deteriora rápido.
Logo, coisas como outdoors de madeira vão se tornar cada vez mais obsoletas, bem como faixas, cartazes, toda essa poluição que existe nas cidades será substituída pela publicidade "imaterial", que só pode ser vista por meio dos óculos de realidade aumentada.
Olhando desta maneira, parece que as cidades se tornarão mais limpas e minimalistas em sua realidade concreta, ao mesmo tempo em que serão extremamente coloridas e cheias de imagens e animações na realidade virtual.
Também as casas serão afetadas, pois as pessoas vão gastar mais dinheiro comprando a decoração mágica do metaverso, enquanto a casa real não terá mais enfeites como quadros, vasos e papéis de parede. A casa real parecerá um imóvel recém alugado, sem nada além dos móveis essenciais, enquanto a decoração será visível apenas na realidade aumentada. O anime Paprika lá em 2006 já mostrava um futuro assim.
Este mundo cheio de cores e bonequinhos fofos na certa vai mexer também com a nossa cabeça, vai nos deixar mais infantilizados e até delirantes. Assim meio como o Pyro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário