Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

I Spit on Your Grave, um ícone do terror de vingança feminina

I Spit on Your Grave (1978)
Trivia: a modelo contratada para fazer essa capa foi ninguém menos que Demi Moore, bem no comecinho de sua carreira.

O filme com o conceito original foi lançado em 1978, chamado Day of the Woman (A Vingança de Jennifer), mas também foi divulgado com o nome I Spit on Your Grave, que ficou mais conhecido. 

Não é na verdade uma ideia original ou única, ao contrário, existe todo um subgênero de terror conhecido como "rape and revenge" (estupro e vingança) e o plot é o mesmo: uma mulher é violentada e chega à beira da morte, depois ela volta para se vingar de seus abusadores. Note-se que até Kill Bill (2003-2004) segue esse tipo de trama, justamente como uma homenagem ao gênero clássico.

Camille Keaton, I Spit on Your Grave (1978)
A bela e cabeluda Camille Keaton.

Na história original, uma escritora aluga uma cabana na floresta para se dedicar ao seu livro, quando é atacada por caipiras locais, estuprada e torturada, depois empreendendo sua jornada de sádica vingança, caçando todos eles.

I Spit on Your Grave (2010)

A mesma história foi repetida no reboot homônimo de 2010, com a mesma personagem Jenifer. No segundo filme, de 2013, a protagonista é Katie, que é raptada por mafiosos búlgaros e vai viver o inferno no porão deles. No terceiro filme, de 2015, Jennifer está de volta, agora para ajudar outra garota a se vingar de seus abusadores.

I Spit on Your Grave 2 (2013)

Por um lado, essa série pode ser considerada puro sadismo e violência gratuita, o que é ok levando-se em conta que trata-se de terror. Afinal, não é a maioria das produções de terror uma mera celebração da violência enquanto entretenimento? Há quem goste, há quem deteste.

I Spit on Your Grave 3 (2015)

Por outro lado, um diferencial desse subgênero é o fato de que a mulher não se limita ao papel de vítima nem precisa de um príncipe no cavalo branco para salvá-la. A vingança está nas mãos da mulher e ela executa com maestria, com sangue frio e aterrorizando seus inimigos.

Vingança é um elemento muito catártico na ficção e que dá às histórias de terror uma motivação digna: a protagonista merece ter a sua vingança. Esse é o julgamento que fazemos dela. Então que tenha a sua vingança, enquanto curtimos a forma cruel e bastante criativa com que realizará isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário