Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Reign Over Me, o lado dramático de Adam Sandler

Reign Over Me (2007)

Adam Sandler é conhecido por seus filmes de comédia. Em Reign Over Me, no entanto, ele explora um gênero diferente que é o drama. A história envolve uma bela amizade entre Charlie Fineman (Adam Sandler) e Alan Johnson (Don Cheadle). No Brasil o título se tornou Reine Sobre Mim e em Portugal foi traduzido como Em Nome da Amizade.

Alan Johnson é um dentista que por acaso reencontra o antigo colega de faculdade. Mas, ao contrário dele, Charlie não seguiu carreira e tem um comportamento isolado e estranho. O fato é que ele sofre de stress pós-traumático, pois perdera toda a família no atentado de 11 de setembro de 2001. 

Alan deseja ajudar o amigo e tenta convencê-lo a ser tratado por um terapeuta, mas encontra resistência de Charlie que preferia viver alheio ao passado e não trazer à tona lembranças dolorosas. Com o tempo, porém, Charlie cede, mas ao recordar a vida que tinha e a família que perdeu, seu mundo desaba e ele entra em crise.

O interessante dessa história é que revela os problemas de todos em volta e não apenas do Charlie. Na verdade, ele vivia feliz enquanto estava esquecido de suas perdas. Alan, por sua vez, está sempre insatisfeito com o próprio casamento e, por mais que não admita, tem inveja da vida livre e divertida do amigo esquisitão.

Apesar de drama, o filme possui boas cenas de humor, graças a personagens interessantes. A secretária de Alan, Melanie, é sempre sarcástica e há uma paciente, Donna, que tem uma fixação por ele e deseja fazer sexo oral, expondo o dentista a cenas constrangedoras e cômicas. Também há momentos engraçados no relacionamento de Alan e sua esposa Janeane, que é muito metódica e controladora e está sempre monitorando o marido.

O filme mostra como a sociedade não sabe lidar com as pessoas não ajustadas. Os problemas de Charlie não encontraram solução em clínicas psiquiátricas nem seus acessos de fúria foram resolvidos num tribunal. O melhor remédio para suas feridas foi simplesmente a amizade e a empatia de Alan por ele.

Reign Over Me (2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário