Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

One Day, um romance fofo e trágico

One Day (2011)

Este filme é uma adaptação da novela de mesmo nome publicada por David Nicholls em 2009. O título diz respeito ao dia 15 de julho, escolhido por um grupo de amigos universitários para se encontrarem anualmente. No livro, cada capítulo cobre um dia 15 de julho, totalizando vinte anos de história.

No dia de formatura, Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess), que fazem parte do grupo de formandos, passam a noite juntos, num encontro casual, e resolvem ser amigos. A amizade irá sobreviver ao tempo, atravessar anos, décadas e todo tipo de desencontros que impedem os dois de assumirem um relacionamento mais íntimo. 

Anne Hathaway, One Day (2011)

Dexter é irresponsável, problemático, envolve-se com drogas, tem altos e baixos na carreira. Emma, que sonha ser escritora, é insegura nos relacionamentos e se vê cada vez mais afastada de Dexter. Mas, apesar dos desencontros, eles sempre voltam a se ver, num ciclo de crises e superação. 

É a história de toda uma vida, de como as coisas mudam no decorrer dos anos. Há elementos de humor, de romance, mas também é um filme triste e trágico. E creio que é aí que está a sua beleza. A recepção do filme foi, aliás, ambígua, justamente por causa do lado trágico que pode frustrar quem espera apenas flores numa novela romântica.

Anne Hathaway, One Day (2011)

Os dois amigos têm uma grande afinidade, uma ligação tão forte que sobrevive aos maiores testes da vida: o tempo, a distância e as crises. A meu ver, é um dos mais emocionantes papéis de Anne Hathaway e também do Jim Sturgess. A direção tem o toque feminino de Lone Schefig (que em 2009 dirigira An Education). Para completar, a trilha sonora é belíssima, composta por Rachel Portman.

Anne Hathaway, One Day (2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário