Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

O Curioso Caso de Benjamin Button

The Curious Case of Benjamin Button (2008)

O filme é baseado em um conto de mesmo nome de F. Scott Fitzgerald, publicado em 1922. Benjamin (Brad Pitt) nasceu com uma estranha “doença” que lhe dava aparência de oitenta nos. Com o passar do tempo, porém, em vez de envelhecer ele rejuvenescia. E assim seguiu década após década, até se tornar um bebê.

Foi o terceiro filme que mais recebeu indicações na história do Oscar. Foram 13 indicações, ganhando em 3 delas (efeitos visuais, direção de arte e maquiagem), além de 5 indicações para o Globo de Ouro. No início da década de 90, Steven Spielberg foi cotado para a direção, tendo Tom Cruise no papel de Benjamin. Em 1998, cogitou-se Ron Howard como diretor e John Travolta como protagonista. Para este filme de 2008, também se considerou o papel de Daisy para Rachel Weisz.

O conto de Fitzgerald investe no humor e é breve e rápido. Dá ênfase a experiências desconcertantes que Benjamin vive devido à sua incompatibilidade entre a idade e a aparência. O filme conta uma história bem mais longa e desenvolvida e, em vez de humor, recorre ao drama e ao romance. É uma história sobre a vida, sobre aproveitar momentos, aprender com os erros, conhecer lugares e pessoas.

Ele é adotado por Queenie (Taraji P. Henson). Negra, muito religiosa e carinhosa, é uma mãe exemplar e que deu a Benjamin uma ótima criação. Benjamin é um rapaz educado, manso e de alma boa e boa parte destas virtudes se deve ao tipo de educação que teve e ao ambiente em que cresceu.

Também merece atenção o relacionamento com seu progenitor, Thomas Button (Jason Flemyng). Assustado com a morte da esposa e a doença de Benjamin, Thomas abandona o bebê na porta de uma casa. No entanto, futuramente irá desenvolver uma amizade com o filho. Thomas é a caricatura de um homem que pensa apenas nos negócios, no seu caso, botões. Até o seu sobrenome envolve botões (Button). 

O romance Benjamin viverá com Daisy (Kate Blanchett). Quando ele a conhece, é um adulto na aparência, mas criança na idade e na mentalidade. Daisy também é uma criança ainda. Os anos se passam e ambos terminam por se encontrar num meio termo, quando ela já é adulta e ele alcança uma aparência e uma idade próximas dela. Todavia, enquanto ela continua a envelhecer, ele ficará cada vez mais jovem até finalmente se tornar uma criança.

The Curious Case of Benjamin Button (2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário